Compilado Mensal-Março 2017

Olá pessoal, tudo bem? Segue o mês de Março para vocês e bons estudos.

  • Dúvida: Jogador A conjura Almas Penadas pelo custo de Recapitular, e Jogador B conjura Supressor de Mágicas em resposta. Almas Penadas é exilada pelo efeito do Supressor de Mágicas? E se sim, poderá ser conjurada quando Supressor de Mágicas sair do campo de batalha?
    Resposta: Sim, a habilidade de Supressor de Mágicas exila Almas Penadas. Assim, quando o Supressor de Mágicas sair do campo, a Almas Penadas poderá ser conjurada, e será colocada no cemitério de seu dono se resolver.
     

  • Dúvida: Jogador A ativa habilidade de Cérebro no Jarro, colocando um segundo marcador de carga e tenta conjurar Sinalizar(Sinalizar/Chamar) e Chamar(Sinalizar/Chamar) com a habilidade de Fundir. Isso é possível?
    Resposta: Sim. Durante a resolução da habilidade de Cérebro no Jarro ele pode escolher conjurar Sinalizar(Sinalizar/Chamar) que tem custo de mana convertido 2, e pode escolher conjurar as duas partes pois está conjurando o card da mão.(Obs: Depois do lançamento de Amonkhet, houve uma mudança nas regras de Cards Duplos. Agora, segundo a regra 708.4, um card duplo tem custo convertido igual a soma das duas partes em qualquer zona fora da pilha, o que torna a situação inicial inválida).
     

  • Dúvida: Jogador A controla Pia Nalaar e conjura uma segunda cópia. Ele pode tripular um Coração de Kiran com as duas antes da regra de lendas ser aplicada?
    Resposta: Não, a regra de lendas é uma ação baseada-no-estado(SBA), e é aplicada antes de qualquer jogador receber a prioridade.
     

  • Dúvida: Se eu controlo Picos das Agulhas como criatura e ele morre, posso exilá-lo para pagar o custo de ativação da habilidade de Parasita de Sucata?
    Resposta: Não. Quando o Picos das Agulhas estiver no cemitério, ele será um objeto novo, sem memória de seu estado anterior (regra 400.7). Assim, ele será um terreno, e não poderá ser exilado para pagar o custo de ativação de Parasita de Sucata.
     

  • Dúvida: Em um jogo de Gigante de Duas Cabeças, Jogador do Time A ativou a habilidade do Escraviza-Mentes. Como funciona?
    Resposta: O Jogador escolhe uma das cabeças de um time, e controlará o próximo turno dos dois. Ele poderá ver as duas mãos, e tomar decisões para os dois jogadores do time.
     

  • Dúvida: Antes do anúncio do corte para o TOP 4, o jogador que está em quarto lugar quer abandonar o torneio, como proceder?
    Resposta: Se ele abandonar o torneio antes do anúncio do TOP e antes da postagem das posições, o quinto lugar assume seu lugar no TOP 4, caso o abandono seja depois do anúncio, ninguém sobe e o primeiro colocado tem o melhor cenário possível na primeira rodada.
     

  • Dúvida: Em um jogo de Gigante de Duas Cabeças, um jogador pode esperar o seu parceiro fazer o mulligan para decidir se vai manter sua mão?
    Resposta: Não, a decisão é feita ao mesmo tempo.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura Buscar pelo Amanhã com a habilidade de Suspender e Jogador B conjura Aprisionar em resposta. Buscar pelo Amanhã será colocado na mão do Jogador A?
    Resposta: Sim, o Buscar pelo Amanhã será anulado e colocado na mão de seu dono pelo efeito de Aprisionar.
     

  • Dúvida: Declarei meu Caçador de Éter como atacante, posso pagar 6 energias para criar 3 fichas?
    Resposta: Não, a habilidade de Caçador de Éter desencadeia somente uma vez quando ele é declarado atacante e portanto o custo de 2 energias só pode ser pago uma vez.
     

  • Dúvida: Em um jogo de REL Regular, um jogador compra 5 das 7 cartas da mão inicial e percebe que esqueceu de tirar cards da reserva de seu deck. Ele devolve os cards comprados para o grimório e tenta tirar esses cards do deck, e nesse ponto o oponente chama um juiz. Como resolver?
    Resposta: Consertar o deck, tirando os cards da reserva e voltando os cards do deck principal, e permita que ele compre uma mão inicial de 7 cards. Lembre-o de ser mais cuidadoso, e dê uma extensão de tempo baseado em quanto tempo esse processo tomou.
     

  • Dúvida: Eu controlo um Árbitro Leonino e meu oponente conjura um Caminho para o Exílio nele, preciso pagar 2 para poder procurar o terreno básico em meu deck?
    Resposta: Não, pois resolvemos as mágicas em ordem que estão escritas e quando você for buscar o terreno básico o Leonino não estará mais em campo.
     

  • Dúvida: Eu sacrifico meu Arrastador de Sucata para um efeito que tenho em campo, posso devolver outro Arrastador de Sucata que está em meu cemitério?
    Resposta: Não, o texto de Arrastador de Sucata ficou bem confuso mesmo, mas ele só pode devolver cards com custo de mana menor do que o do artefato que desencadeou a habilidade, nesse caso como foi o próprio Arrastador, o artefato que poderá ser devolvido terá que ter custo menor ou igual a 2.
     

  • Dúvida: Em minha loja haverão dois PPTQ’s simultâneos, um com atraso de 3 rodadas para que jogadores que estajam mal colocados possam abandonar de um e irem para o outro, minha dúvida é se eu posso deixar jogadores inscritos em dois torneios ao mesmo tempo.
    Resposta: Como os organizadores são diferentes o WER vai deixar você fazer isso, e não há problema algum. Só tome bastante cuidado com a logística para preparar isso.
     

  • Dúvida: Em um PPTQ com 16 jogadores, um décimo sétimo jogador que chegou atrasado vai se inscrever recebendo uma perda de partida. Vai aumentar o número de rodadas? E o corte como vai ficar?
    Resposta: O número de rodadas de um PPTQ com 16 ou 17 jogadores é o mesmo, o que irá mudar é o corte que não será para TOP 4 e sim para TOP 8, anuncie isso no início da próxima rodada.
     

  • Dúvida: Eu controlo um Medomai, o Atemporal e ele está com Golpe Duplo, quando ele causar dano de combate eu vou ganhar dois turnos extras?
    Resposta: Sim, toda vez que Medomai, o Atemporal causar dano de combate você irá receber um turno extra, como uma criatura com Golpe Duplo causa dano de combate tanto na fase de iniciativa como na fase normal, você irá receber dois turnos extras.
     

  • Dúvida: Jogador A tem 4 pontos de vida e controla um Vidente do Nó do Pensamento e uma Adoração. Jogador B ataca com duas criaturas com poder 4 e ativa a habilidade do Deslocador Eldrazi, Jogador A perde o jogo quando o dano for causado?
    Resposta: Não, o efeito de “Blink” que o Deslocador Eldrazi faz, devolve a criatura no mesmo momento, então quando o dano for causado o Vidente estará em campo.
     

  • Dúvida: Posso conjurar Empurrão Fatal em uma criatura de custo 4 mesmo não tendo ativado revolta, apenas para a mágica ir para o cemitério?
    Resposta: Sim, Empurrão Fatal pode dar alvo em criaturas de qualquer custo, porém quando a mágica resolver ela apenas irá destruir a criatura se o custo for menor ou igual a 2, ou 4 no caso de Revolta estar ativo.
     

  • Dúvida: Jogador resolve um Até Enjoar e revela um (Desgastar/Rasgar), quantos pontos de vida ele perde?
    Resposta: Ele irá perder 3 pontos de vida, o custo de mana convertido de um card duplo é a soma dos dois custos.
     

  • Dúvida: Eu controlo um Navegador Habilidoso que está emparelhado com um Ursos Cinzentos, eu conjuro um Escolta do Cemitério do Terror, quando ele entrar em jogo posso emparelhar com meu Ursos Cinzentos ou preciso de uma quarta criatura?
    Resposta: Não, não pode. Criaturas só podem ser emparelhadas com criaturas que não estejam emparelhadas com nenhuma outra criatura.
     

  • Dúvida: Meu oponente controla um Kalitas, Traidor de Ghet, e eu quero conjurar um Demônio das Profundezas Ancião sacrificando uma criatura minha. Vou poder virar a ficha criada pelo Kalitas com a habilidade do meu Demônio?

    Resposta: Sim, a habilidade do Kalitas é um efeito de substituição e portanto não usa a pilha. Quando a habilidade do Demônio desencadear a ficha já vai estar em campo e poderá ser alvo da habilidade.
     

  • Dúvida: A habilidade de Ingerir é uma habilidade desencadeada?
    Resposta: Sim, Ingerir é uma habilidade desencadeada que diz: “Toda vez que essa criatura causar dano de combate a um jogador, aquele jogador exila o card do topo do seu próprio grimório.”
     

  • Dúvida: Soltar os Gremlins com X=2 pode ser exilado por um Supressor de Mágicas?
    Resposta: Não, mágicas de custo X na pilha tem o seu custo de mana convertido adicionando o valor pago para X em cada instância de X no custo, portanto Soltar os Gremlins na situação tem seu custo de mana convertido igual a 5.
     

  • Dúvida: Jogador tem BYE 2 no GP e achou que sua inscrição seria feita automaticamente mas descobriu agora que ele precisava ter feito, como resolver?
    Resposta: Tente falar com um dos organizadores, embora seja muito difícil. Oriente ele a procurar ajuda com alguém da STAFF no dia antes das rodadas começarem.
     

  • Dúvida: Jogador A está 1-0 e está a 4 de vida, ele ataca jogador B com dano letal de sobra e jogador B conjurar uma Palma Defletora, resultando na morte de ambos, como prosseguir?
    Resposta: O jogo é um empate. Quem decidiu quem começa no jogo empatado escolhe quem começa o próximo jogo. O jogo empatado não conta em nada para uma melhor de 3.
     

  • Dúvida: Após o primeiro jogo de um DRAFT os jogadores podem trocar todo seu deck igual em Pré-Lançamento?
    Resposta: Sim, todas as cartas “draftadas” fazem parte da reserva desse jogador, mas oriente ele que isso precisa ser feito em um tempo razoável.
     

  • Dúvida: Desprezador de Mágica pode redirecionar o alvo de Ulamog, a Fome Interminável para ele mesmo já sendo alvo?
    Resposta: Como Desprezador de Mágica já é um alvo de Ulamog, ele não pode redirecionar a mesma habilidade para ele.
     

  • Dúvida: Jogador A irá controlar o turno do jogador B. Neste turno, ele faz jogador B conjurar um Desprezador de Mágica e conjurar um Caminho para o Exílio dando alvo no próprio Desprezador de Mágica. Ele pode fazer com que o jogador B ative a habilidade de redirecionar o Caminho para o Exílio várias vezes para que o jogador B se suicide (B tem 20 pontos de vida)? Ou só poderia fazê-lo se o alvo do Caminho fosse outra criatura?
    Resposta: A habilidade do Desprezador de Mágica pode ser ativada em qualquer mágica, até mesmo em mágicas que não tenham um alvo. Como Jogador B tem 20 pontos de vida ele pode ativar a habilidade 10 vezes fazendo o jogador B perder o jogo, o que não poderia ser feito se a vida fosse 19.
     

  • Dúvida: Jogador A revela o card do topo do grimório dele pela habilidade do Investigador de Segredos, nesse momento jogador B pode conjurar uma mágica antes que o Investigador de transforme?
    Resposta: Não, quando um jogador revela o card do topo de seu grimório para a habilidade do Investigador de Segredos, quer dizer que a habilidade já está sendo resolvida e deve ser resolvida por completo.
     

  • Dúvida: Como proceder com um jogador que eu suspeito que esteja jogando com proxy em torneio oficial?
    Resposta: Espere a partida do jogador acabar e chame ele de canto para verificar a situação.
     

  • Dúvida: Eu conjuro uma Garra Krosana para destruir um Descanse em Paz de meu oponente, para onde irão os cards?
    Resposta: Descanse em Paz irá para o exílio pelo seu próprio efeito e, quando Garra Krosana terminar de resolver, Descanse em Paz não estará mais em jogo e portanto irá para o cemitério de seu dono.
     

  • Dúvida: Existe uma Lua Sangrenta em jogo e eu estou jogando um Templo do Triunfo, como o Templo entrará em jogo?
    Resposta: Ele entrará virado e sem habilidades. (Obs: Devido a mudanças de regras agora o Templo entrará desvirado e sem habilidades).
     

  • Dúvida: Eu controlo um Experimento Um com um marcador +1/+1 sobre ele, está entrando em meu campo de batalha um Renegado de Narnam com Revolta ativa, o Experimento vai Evoluir?
    Resposta: Sim, pois Renegado de Narnam já entrará no campo de batalha com um marcador +1/+1 sobre ele.
     

  • Dúvida: Embaralhamento por pilha agora é apenas um por jogo?
    Resposta: Sim, e ele não é um embaralhamento suficientemente aleatório.
     

  • Dúvida: Jogador controla Morte-Vida Phyrexiana e está com -1 ponto de vida, ele conjura um Graça do Anjo, se ele receber dano será com Infectar e se sim ele perderá o jogo se chegar a 10 marcadores de veneno ?
    Resposta: Sim e Sim. Graça do Anjo impede apenas que aquele jogador perca o jogo naquele turno. Se ele receber 10 marcadores de veneno ele irá perder o jogo assim que começar o próximo turno.
     

  • Dúvida: Eu tenho um Contrabalançar em jogo e meu oponente está conjurando uma mágica de custo 2, no topo do meu grimório tem um (Desgastar/Rasgar), posso anular a mágica dele?
    Resposta: Sim. uma carta dupla tem os dois custo de mana, então (Desgastar/Rasgar) tem custo 1 e 2 e pode anular a mágica de seu oponente.(Obs: Pela mudança recente de regras uma carta dupla fora da pilha terá seu custo de mana convertido igual a soma dos custo, então nesse caso o custo de (Desgastar/Rasgar) é 3 e não poderia mais anular a mágica.)
     

  • Dúvida: Maré de Paralaxe havia exilado 3 terrenos, um Scrubland, um Pátio Oculto e uma Capela Isolada. Como os terrenos voltam, levando em conta que não tem mais nenhum terreno no jogo.
    Resposta: O Pátio Oculto voltará desvirado assim como o Scrubland e a Capela Isolada voltará virada.
     

  • Dúvida: Eu controlo um Rishkar, Renegado de Peema e tenho outro em minha mão, se eu conjurar meu segundo Rishkar, Renegado de Peema sua habilidade de colocar marcadores irá desencadear mesmo que eu escolha o segundo para ser sacrificado pela regra de lendas?
    Resposta: Sim, mesmo que você coloque o segundo Rishkar no cemitério sua habilidade irá desencadear e resolver normalmente.
     

  • Dúvida: Eu tenho uma Imagem Fantasmal que copiou uma Caverna Mutável que estava animada, quando acabar o turno e a Caverna voltar a ser somente um terreno o que acontece com Imagem Fantasmal?
    Resposta: Imagem Fantasmal será um terreno cópia de Caverna Mutável não animado desde o momento em que entra em jogo. Ele só será uma criatura se ativar a habilidade da própria Caverna Mutável o qual se tornou cópia.
     

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.