Compilado Mensal-Dezembro 2017

Olá pessoal, tudo bem? Segue o mês de Dezembro para vocês e bons estudos.

  • Dúvida: Se o alvo da habilidade de Campo da Ruína sair do campo de batalha antes da resolução, os jogadores ainda procuram um terreno básico nos grimórios?

    Resposta: Não, quando uma habilidade perde todos os seus alvos ela é anulada completamente.
     

  • Dúvida: Um jogador pode conjurar Memória(Gravar/Memória) com a habilidade de Mecanotitã Torrencial no turno de um oponente?

    Resposta: A habilidade de Mecanotitã Torrencial pode ter Gravar/Memória como alvo, visto que no cemitério ela tem os tipos Mágica Instantânea e Feitiço. Assim, ela pode ser conjurada com a habilidade do Titã, e na conjuração é escolhida qual metade foi conjurada. Como a mágica foi conjurada na resolução da habilidade, ela não precisa ser conjurada nos momentos que se poderia conjurar um feitiço.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Competitivo, um jogador listou 59 cards no deck principal mas está jogando com 60. Como resolver?

    Resposta: Esse é um Tournament Error — Decklist Problem. Aplique um Game Loss na próxima rodada, e altere a lista para o que o jogador está realmente jogando.
     

  • Dúvida: Com uma Lua Sangrenta no campo de batalha, o que acontece se um jogador tentar jogar uma Caverna das Almas? E depois que a Lua Sangrenta deixar o campo?

    Resposta: Como Lua Sangrenta é um efeito contínuo que afetará Caverna das Almas no campo de batalha, ele é considerado durante a entrada, e a Caverna entrará como uma Montanha, sem que seu controlador nomeie um tipo de criatura. Se a Lua Sangrenta sair do campo posteriormente, a mana gerada pela segunda habilidade da Caverna não poderá ser usada.
     

  • Dúvida: Um jogador no Top 8 de um torneio pode sair do mesmo para que o 9° colocado jogue no Top 8?

    Resposta: O nono colocado só irá jogar no Top 8 se o oitavo dropar antes do corte ser anunciado.
     

  • Dúvida: Em um jogo da variante Imperador, um dos Imperadores controla um Gideon das Provas e seu emblema, e seu oponente controla um Soberano Felidar, e está com 43 de vida. Na manutenção desse jogador, o que acontece?

    Resposta: A habilidade de Soberano Felidar desencadeia, e na resolução nada acontece.
     

  • Dúvida: Se um jogador controla um Ursos Cinzentos encantado com Dádiva da Imortalidade, ele será retornado para o campo depois da resolução de Vingança de Akroma?

    Resposta: Sim, pois a aura “verá” a criatura morrendo, e portanto sua habilidade desencadeará normalmente, e a criatura será retornada para o campo de batalha (para mais informações, consulte CR 603.6d). A Dádiva da Imortalidade retornará também na etapa final, já que a habilidade não considera o que a colocou no cemitério.  

  • Dúvida: Com uma Lua Sangrenta no campo de batalha, uma Torre de Urza é destruída com Chuva Fundente. O controlador do terreno recebe o dano?

    Resposta: Sim, o efeito de Lua Sangrenta afeta apenas os subtipos do terreno. Assim, Torre de Urza sob esse efeito continua sendo Não-Básico.
     

  • Dúvida: Cálice do Vácuo com dois marcadores de carga anula a recapitulação de Conflagrar?

    Resposta: Conjurar uma mágica pelo seu custo de Recapitular não altera seu custo convertido, e o custo convertido de uma mágica na pilha com X em seu custo de mana é determinado usando o valor de X escolhido. Portanto, no caso de Conflagrar, seu custo convertido nunca será 2, e não será anulado pela habilidade do artefato.
     

  • Dúvida: Um jogador controla Coisa no Gelo com 1 marcador de gelo, e conjura Optar. Seu oponente, em resposta a habilidade desencadeada, conjura Ultraje de Chandra. Ele consegue matar a Coisa no Gelo? O controlador da criatura pode responder com outra mágica instantânea para transformar a coisa?

    Resposta: Sim e sim. O Ultraje de Chandra resolverá antes da habilidade de Coisa no Gelo, destruindo-a antes de ter a chance de se transformar. No entanto, se o seu controlador jogar uma mágica instantânea no topo da pilha, a habilidade de Coisa no Gelo desencadeará normalmente, e se transformará em Horror Despertado. Notavelmente, ela não se transformará de volta quando a habilidade original resolver (CR 701.26f).
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Competitivo, duas listas foram encontradas com apenas 14 cards na reserva. Como resolver?

    Resposta: Não há nada para resolver, a reserva pode ter de 0 a 15 cards. Se quiser ser extra cuidadoso, verifique que esses jogadores estão jogando com os cards e a quantidade listados.
     

  • Dúvida: Com uma Humildade no campo de batalha, O Infindável entrará com os marcadores +1/+1 ou sem?

    Resposta: Como o efeito de Humildade afetará O Infindável em campo, ele é considerado durante a entrada, e a criatura perde sua habilidade de colocar os marcadores. Assim, ele entrará 1/1 sem habilidades e sem marcadores.
     

  • Dúvida: Com uma Humildade no campo de batalha, um jogador conjura Emrakul, o Fragmento dos Éons. Ele ganhará o turno extra? E se for colocado no cemitério, o cemitério será embaralhado no grimório de seu dono?

    Resposta: Apesar do efeito de Humildade afetar Emrakul “durante a entrada”, ele não afeta a mágica na pilha, e nem o card no cemitério. Assim, as habilidades de Emrakul serão desencadeadas normalmente.
     

  • Dúvida: A segunda habilidade de Cumes dos Ventos Velozes permite que um jogador coloque um terreno exilado em jogo?

    Resposta: A habilidade permite que você “jogue” o card. Assim, um terreno pode ser colocado em jogo se o controlador da habilidade não jogou um terreno no turno.
     

  • Dúvida: Se um Comandante for exilado com Mox de Cromo e seu dono o colocar na zona de comando, o artefato pode gerar mana?

    Resposta: Não. A habilidade de mana de Mox de Cromo faz referência ao card estampado, que não consegue ser encontrado pois o Comandante não permaneceu exilado.
     

  • Dúvida: Se um jogador conjura Golpe do Confisco em uma Segadeira da Eteresfera que estava no campo há vários turnos, ele pode imediatamente tripular e atacar com ela?

    Resposta: Segundo a regra 302.6, uma criatura só pode atacar se o seu controlador a controla continuamente desde o início de seu turno.
     

  • Dúvida: Em um torneio, durante uma partida um espectador se aproxima de uma mesa e pergunta para um dos jogadores:”Você está jogando de combo, né?”. Isso é um caso de Assistência Externa?

    Resposta: Sem maior contexto, não, principalmente se o jogador não respondeu. Cabe uma investigação, para saber se um dos jogadores era seu amigo, se ele fez isso repetidas vezes durante o torneio, para descartar trapaça por parte dos dois. Após a investigação, mostre que esse comportamento é inapropriado.
     

  • Dúvida: Após o combate, ao recolher as criaturas que morreram para colocar em seu cemitério, um jogador acidentalmente viu o card exilado com a habilidade de Gonti, Senhor da Luxúria de seu oponente. Como resolver?

    Resposta: Se foi realmente acidental, não tem como corrigir o erro. Instrua o jogador a ser mais cuidadoso.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Competitivo, um jogador conjura Desejo Astuto, porém não revela o card escolhido. Como resolver?

    Resposta: É um caso de Game Play Error — Hidden Card Error. Esse jogador recebe um Warning, e revela sua mão. O oponente escolhe um dos cards para ser o card “revelado”, que é devolvido para a reserva. O jogador repete a ação de Desejo Astuto.
     

  • Dúvida: Jogador A controla Rhonas, o Indômito, Vizir dos Remédios e Druida Devotado, o que o permite causar uma quantidade infinita de dano com a habilidade do Deus e uma criatura atacante. Porém, seu oponente controla Informantes da Cozinha, Vidente Visceral e Melira, Pária Silvoque, que constroem um loop de vida infinita. O que acontece no combate?

    Resposta: Segundo a regra 719.3, o jogador ativo precisa fazer uma escolha diferente para quebrar o loop de ações dos dois jogadores. Isso inclui destruir uma das partes do loop ou simplesmente deixar o combate fluir. Nesse último caso, o jogador não-ativo escolhe o seu total de vida resultante.
     

  • Dúvida: Um jogador retira o último marcador temporal de Buscar pelo Amanhã, porém seu oponente controla um Mago Interferidor com o feitiço nomeado. O que acontece?

    Resposta: O jogador tentará conjurar a mágica, mas não conseguirá por conta do efeito de Mago Interferidor. Assim, Buscar pelo Amanhã permanece exilado, sem a chance de poder conjurá-lo no futuro.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Competitivo, um jogador conjurou Flusterstorm, mas esqueceu de anunciar a habilidade de Rajada. Como resolver?

    Resposta: Segundo o IPG, seção 2.1, “Habilidades desencadeadas que não fazem nada exceto criar uma ou mais cópias de uma mágica ou habilidade (como Rajada e Cifrar) resolvem automaticamente, mas deve-se demonstrar consciência dos objetos resultantes usando os mesmos requerimentos descritos (mesmo que esses objetos não sejam habilidades desencadeadas).” Assim, se o jogador lembrar das cópias na pilha, ele não esqueceu a habilidade desencadeada.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Regular, um jogador procurou um juiz após a rodada para avisar que possuía mais do que 15 cards em sua reserva. Como resolver?

    Resposta: Segundo o JAR, é necessário retirar os cards em excesso, porém não há um método fixo para isso. Como juiz, você pode deixar que o jogador retire os cards ou retirar cards aleatoriamente, contanto que o resultado final seja uma reserva válida. Lembre-o de sempre verificar seu deck antes de qualquer torneio.
     

  • Dúvida: Um Caçadores Coroa-de-sol foi bloqueado por 2 Ursos Cinzentos. A habilidade de enfurecer desencadeia 2 vezes?

    Resposta: Não, todo o dano de combate é dado ao mesmo tempo, e tratado como apenas uma instância para a habilidade.
     

  • Dúvida: Em um torneio formato Commander multi jogador, com mesas de 4 jogadores, quantos turnos são jogados depois que o tempo da rodada acaba?

    Resposta: Em torneios multi jogador são jogados apenas 3 turnos depois do final da rodada.
     

  • Dúvida: Um jogador conjurou Extração Cirúrgica em um card no cemitério de seu oponente, mas esqueceu de remover todas as cópias presentes no grimório. Como resolver?

    Resposta: Não há o que resolver. O efeito de Extração Cirúrgica permite que ele remova qualquer número de cards com o mesmo nome que o card alvo, ou seja, ele não precisa retirar todas as cópias.
     

  • Dúvida:Em um torneio de REL Regular, um jogador percebeu durante um jogo que possui 4 cards em seu deck que não são válidos no formato. Como resolver?

    Resposta: Remova os cards inválidos e substitua por 4 terrenos básicos à escolha do jogador, embaralhe o grimório e prossiga com o jogo, lembrando-o de tomar cuidado e garantir que a composição de seu deck é válida para os torneios que jogar.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Regular, um jogador conjura Planejamento Estratégico, mas durante a resolução junta os 3 cards do topo de seu grimório com sua mão, que possuía 1 card. Como consertar?

    Resposta: Escolha 1 card aleatoriamente para ser sua mão, e continue resolvendo a mágica com os 3 cards remanescentes. Lembre-o de manter cards de zonas diferentes separados e facilmente identificáveis.
     

  • Dúvida: Se um jogador conjurar Soçobrar pagando o custo de Recuperar, seu custo convertido será 3 ou 6?

    Resposta: Custos adicionais não alteram o custo convertido de uma mágica. No caso, o custo convertido de Soçobrar sempre será 3.
     

  • Dúvida: Um jogador exila um Filhote Presalonga, criado com a habilidade de O Deus Escaravelho, com Aprisionamento de Ixalan. Seu oponente pode conjurar outro Filhote?

    Resposta: A habilidade de O Deus Escaravelho cria fichas de criatura 4/4 que são cópias do card exilado. Assim, o que Aprisionamento de Ixalan exilou foi uma ficha, e portanto não existe um card exilado com o encantamento, e o oponente pode conjurar outros Filhote Presalonga livremente.
     

  • Dúvida: Agulha Medular nomeando Passado em Chamas impede que o feitiço seja conjurado com Recapitular?

    Resposta: Não, Recapitular é um custo alternativo para conjurar uma mágica, não uma habilidade ativada.
     

  • Dúvida: Cálice do Vácuo com 0 marcadores de carga anula uma Balista Ambulante com X = 2?

    Resposta: Na pilha, mágicas com X em seu custo possuem custo convertido baseado no X escolhido. Nesse caso, Balista Ambulante possui custo convertido 4, e não será anulada.
     

  • Dúvida: Um jogador controla Juggernaut e seu oponente controla Propaganda. O Juggernaut é obrigado a atacar? O jogador precisa pagar o custo imposto por Propaganda?

    Resposta: O jogador precisa pagar o custo para que Juggernaut ataque. Porém, ele não precisa ativar habilidades de mana para poder pagar o custo. Ou seja, se o jogador ativo não possuir mana em sua reserva durante a fase de declaração de atacantes, ele não precisa pagar o custo de Propaganda e Juggernaut não será apto a atacar.
     

  • Dúvida: O primeiro mulligan no modo Gigante de Duas Cabeças é para 7 ou 6 cards?

    Resposta: Em jogos multijogador, o primeiro mulligan é para 7 cards (ou para o tamanho máximo da mão vigente no formato), e mulligans seguintes diminuem 1 card. O jogador pode fazer a vidência 1 apenas se começou o jogo com menos cards que o tamanho máximo de sua mão.

     

  • Dúvida: Com 15 participantes para o Gameday, serão quantas rodadas de suíço? E como fica o corte? E a distribuição de promos?

    Resposta: O recomendado segundo o MTR é 5 rodadas de suíço com corte para o Top 4. As 8 promos são distribuídas normalmente para o Top 8 do suíço.
     

  • Dúvida: Onde eu acho a regra que diz que efeitos de não perder prevalecem sobre vencer?

    Resposta: Tente CR 101.2.
     

  • Dúvida: Um jogador conjura Aproximação do Segundo Sol pela segunda vez no jogo, mas seu oponente controla Anjo de Platina. O que acontece?

    Resposta: Na resolução, Aproximação do Segundo Sol não terá efeito e será colocada no cemitério.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Competitivo, um jogador acidentalmente embaralha sua mão no seu grimório. Como proceder?

    Resposta: É um caso de Game Play Error — Hidden Card Error. O jogador recebe um Warning. Para o fix, o jogador revela seu grimório, e o oponente escolhe um número de cards igual ao tamanho da mão embaralhada para ser a nova mão desse jogador.
     

  • Dúvida: Regra de Lei impede um jogador de combinar cards com Fundir?

    Resposta: Apesar de partes de cards duplos serem considerados mágicas quando são conjurados independentemente, quando são fundidos são considerados uma mágica apenas. Ex.: (Sinalizar/Chamar), se fundido, é apenas 1 mágica.
     

  • Dúvida: Um jogador, controlando seu oponente, ativa Campo da Ruína. Quem procura o terreno para o oponente sendo controlado?

    Resposta: Segundo CR 714.5, o controlador faz as escolhas para ambos os jogadores.
     

  • Dúvida: Se um Pirata do Aeroveleiro morre antes de sua habilidade resolver, o oponente ainda revela sua mão?

    Resposta: Remover a fonte de uma habilidade não faz com que ela deixe de acontecer. Assim, o oponente revela sua mão, e o jogador ativo tecnicamente é obrigado a escolher um card, porém ele não será movido, visto que a criatura já saiu do campo de batalha.
     

  • Dúvida: Um jogador que conjura Fumigar, com um Ferocidonte Enfurecido em campo, ganha vida?

    Resposta: O efeito da mágica acontece seguindo a ordem impressa no card. Assim, todas as criaturas serão destruídas, e depois o jogador irá ganhar a vida, num momento que o Ferocidonte já foi destruído.
     

  • Dúvida: Um jogador que nomeou Aflição Berrante com Auréola Rúnica ainda perde vida na sua manutenção?

    Resposta: Proteção não previne perda de vida, portanto o jogador ainda é afetado pelo efeito de Aflição Berrante.
     

  • Dúvida: Se um jogador ataca com Kari Zev, Incursora das Aeronaus e seu oponente controla Autoridade dos Cônsules, a ficha de Ragavan continua atacando?

    Resposta: Sim, a ficha é colocada virada e atacando pelo efeito de Kari Zev, o que não é afetado pelo efeito do encantamento.
     

  • Dúvida: Uma Tempestade de Cometas no cemitério ganhou Recapitular pelo efeito de Passado em Chamas. O custo de Multireforçar pode ser pago?

    Resposta: Uma mágica pode ter apenas 1 custo alternativo pago, porém Multireforçar é um custo adicional. Assim, o jogador pode conjurar Tempestade de Cometas com Recapitular (custo alternativo) e Multireforçar (custo adicional).
     

  • Dúvida: Com um Fractius Basal e Fractius Rainha em campo, posso pagar o custo da habilidade da Rainha sacrificando ela mesmo?

    Resposta: Analisando a ordem que os eventos acontecem durante a ativação de uma habilidade, vemos que é possível: primeiro você anuncia a habilidade e a coloca na pilha, e depois ativa habilidades de mana (sacrificar a rainha) para pagar os custos da habilidade.
     

  • Dúvida: Se um jogador decide mover seu comandante para a zona de comando durante a resolução de Distorção Caótica, ele embaralhará seu grimório e colocará o card no topo se for um card de permanente? E no caso de um Caminho para o Exílio, irá procurar no seu grimório por um terreno básico?

    Resposta: Sim, essas mágicas não se importam para qual zona o seu alvo se moveu para continuar sua resolução.
     

  • Dúvida: Um jogador pode conjurar Determinação de Yawgmoth colocando-o na pilha e ativando a habilidade de Diamante Olho de Leão para pagar o custo?

    Resposta: Apesar da habilidade de Diamante Olho de Leão ser uma habilidade de mana, seu texto restringe a ativação para apenas nos momentos que poderia conjurar uma mágica instantânea. Assim, não pode ser ativada durante a conjuração de uma mágica.
     

  • Dúvida: Se um jogador conjura Golpe do Confisco na Tomadora de Reféns controlada por seu oponente, ele pode conjurar um artefato exilado por ela?

    Resposta: Não, a possibilidade de conjurar o objeto exilado é ligado à habilidade desencadeada de Tomadora de Reféns, não seu controlador no momento.
     

  • Dúvida: Qual o sentido de rotação de boosters para uma mesa de draft?

    Resposta: Primeiro pack é passado para a esquerda, segundo para a direita e terceiro para esquerda novamente.
     

  • Dúvida: Posso escolher artefato como tipo de criatura para Adaptação Arcana?

    Resposta: Não, artefato é um tipo de card, não um tipo de criatura.
     

  • Dúvida: Um card checklist fica no pack para um draft?

    Resposta: Não, ele é retirado.
     

  • Dúvida: Um Anjo das Sanções e uma Tomadora de Reféns entram em campo ao mesmo tempo, sob o controle do jogador ativo e não-ativo respectivamente. Como ficam os alvos e o estado de jogo depois da resolução?

    Resposta: As habilidades são colocadas na pilha em ordem jogador ativo — não-ativo. Depois, elas resolvem em ordem inversa que foram colocadas. Portanto, as habilidades terão a outra criatura como alvo, e a habilidade de Tomadora de Reféns resolve primeiro. No final, teremos o Anjo das Sanções exilado e a Tomadora de Reféns em campo, sob o controle do jogador não-ativo.
     

  • Dúvida: Se um jogador conjura Golpe do Confisco no Portador da Glória exaurido de seu oponente, ele desvira na sua próxima etapa de desvirar?

    Resposta: Exaurir uma criatura significa que ela não desvira na próxima etapa de desvirar de seu controlador naquele momento. Ela irá desvirar normalmente em outras etapas de desvirar.
     

  • Dúvida: Campeonato em Loja tem suporte para Top 4?

    Resposta: Não. É necessário um modo de definir o Top 8 que irá ganhar as deckboxes, e definir um campeão para ganhar o playmat. Como isso é feito fica à escolha do organizador.
     

    Lembrando que agora as publicações serão mensais.

    Grande Abraço.

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.