Reconhecendo juízes de Nível 1

Traduzido por: José Vicente Gomes / Revisado por: Vinicius Quaiato

Escrito por Carlos Ho e Jasper Overman
Nível 4, Espanha e Nível 3, Holanda

Apesar das Diretrizes do Programa de Reconhecimento levarem em conta juízes L1, diversos juízes tem tido dificuldades em reconhecer comportamento exemplar em juízes L1. Isto é causado em parte pela baixa visibilidade dos juízes L1. Afinal, eles raramente atuam como Líderes de Equipe e trabalham em poucos eventos como Juiz Mor. Entretanto, podemos observar juízes e seus comportamentos não somente quando eles estão trabalhando ao seu lado, mas em diversas ocasiões. Conferências Regionais ou fóruns locais são exemplos de ocasiões que servem a este propósito. De certo modo, reconhecer juízes L1 é mais fácil do que reconhecer juízes de nível mais alto; afinal, as expectativas sobre um juíz L1 são bem menores do que para níveis maiores.

Desta maneira comportamentos que você normalmente não consideraria reconhecer em juízes L2 ou mais você pode considerar para o juíz L1.

Aqui estão alguns exemplos de como reconhecer juízes de Nível 1 utilizando uma estrutura similar à apresentada nas diretrizes do programa de reconhecimento:

Reconhecendo Performance em Eventos


“Seus esforços para ler e compreender o MTR e o IPG o ajudaram a fazer as rulings corretas durante o PPTQ do mês passado”


“Sua interação com os jogadores durante os atendimentos foi fantástica; mesmo quando você necessitou aplicar seu primeiro Game Loss por um deck mal registratdo, você se manteve profissional, acalmou o jogador e explicou corretamente a filosofia por trás da infração e da penalidade.”


“Durante a listagem dos decks, você não somente recolheu as embalagens já abertas, mas também coletou todos os terrenos e fichas deixados pelos jogadores, garantindo que nenhuma sujeira estivesse espalhada posteriormente. Você também foi capaz de fornecer as tokens corretas para todos os players durante todo o evento.”


“Fiquei impressionado quando vi você lidando com aquela situação de Missed Trigger. Você não somente sabia o que deveria ser feito, mas você também entendeu extremamente bem como a política de Missed Trigger funciona.””


O primeiro ponto apresentado não é relevante quando reconhecemos algum juíz. Se você está apitando algum evento, é esperado que você saiba as regras relevantes. Os outros pontos são demonstrações de trabalho duro e grande dedicação ao consumidor acima das expectativas.

Reconhecendo liderança

Normalmente, juízes de Nível 1 não se encontram em posições de autoridade quando interagindo com juizes de Nível 2 ou mais. Mas a liderança é muito mais do que isso e pode ser reconhecida em todos os níveis:


“Obrigado por ter coordenado os GPTs das diversas lojas de Gotham City, com essa nova programação temos eventos todas as semanas.”


“Após finalizarmos os Procedimentos de Fim de Rodada ao fim da quinta rodada do PTQ, você me fez descansar por alguns minutos. Obrigado por isso, eu realmente precisava daquele descanso mas não tinha percebido até você conversar comigo em particular.”


Estas características, importantes a todos juízes, não são baseadas em sua capacidade de apitar, mas de interagir com a comunidade e ser uma pessoa sensível e preocupada com o bem estar de outros.

Reconhecendo Mentores

Em contraste com os outros pontos apresentados, este é bem peculiar e mais difícil de reconhecer. Juízes de Nível 1 podem exercer papel de mentores, porém na presença de juizes de maior nível a responsabilidade é transferida para estes. Deste modo, se vemos um juíz L1 apresentando um bom trabalho de mentoramento, não há razão para não recomendá-lo.


“Gostei da maneira como você interagiu com Batman na Gotham City Games. Você conseguiu fazê-lo ser parte da equipe de juízes e mais do que apenas um scorekeeper. Ele conversou comigo semana passada para fazer a prova para L1 e me relatou que você o motivou a atingir este nível. Mantenha o ótimo trabalho!”


“Ouvi muitas coisas boas a respeito das aulas de regras que você vem dando na loja que você frequenta. Você percebeu que tinha menos tempo para apitar e tentou fazer com que alguns jogadores aprendessem pontos importantes das regras. Desta maneira, haveriam mais pessoas capazes de responder questões mais simples quando você não pudesse estar lá. Muito obrigado!”


Reconhecendo Trabalho na Comunidade

Qualquer abordagem que aumente a diversão de jogadores e juízes é uma contribuição significativa para a comunidade.


“Obrigado por ter organizado o draft de juízes. Por ter nos convidado para a sua casa, você possibilitou um ótimo ambiente para discutirmos o IPG e o MTR e a filosofia por trás destes documentos. Sua preparação e organização realmente fizeram valer a pena!”


“Sua opinião durante a discussão sobre Cheating na conferência de juízes foi impressionante. Ela demonstrou aos outros juízes a percepção de um jogador quando confrontado com estas questões.”


“Eu percebi que jogadores perguntam se você irá apitar um evento específico e se a resposta é sim, mais jogadore participam do evento. Isto demonstra que você se esforça para manter as coisas justas e divertidas e cria uma ótima atmosfera. Mantenha o ótimo trabalho!”


Em resumo, juízes de Nível 1 podem ser reconhecidos pelas mesmas características que juízes de maior nível. Em alguns casos, você pode reconhecer juízes de Nível 1 por comportamentos “normais” para Níveis 2 ou maiores. Entretanto, cuidado para não frasear o seu reconhecimento de maneira a soar como se estivesse pressionando o reconhecido para subir de nível. Se um juíz de Nível 1 quer se tornar Nível 2 e está demonstrando comportamento exemplar, ajude-o a alcançar o próximo nível. Porém, vontade de alcançar o próximo nível não é comportamento exemplar e não existe a necessidade de ser reconhecido para se passar de nível.

Juízes de Nível 1 são peças fundamentais do Programa de Juízes, eles apitam a maioria dos eventos pelo mundo e merecem tanto reconhecimento quanto um juíz Nível 4 coordenando um GP. Esperamos que este pequeno guia tenha ajudado a entender qual tipo de comportamento buscamos para reconhecer juízes Nível 1.

Se você tem questões, dúvidas ou feedback, por favor nos avise!

Carlos e Jasper