Estudando como Juiz

Escrito por Leonardo da Luz

Escrito por Leonardo da Luz

Desde que criei interesse em me tornar juiz, eu me perguntava: como será que eu devo estudar tamanha quantidade de regras? E quem poderá me auxiliar a alcançar os meus objetivos? Essas perguntas foram sendo respondidas com o tempo, mas eu não consegui encontrar as respostas ficando parado.

No entanto, eu percebi uma certa dificuldade em respondê-las assim como foi difícil, de certa forma, estudar para me certificar como juiz Nível 1 e Nível 2. O tempo foi passando e eu fui aprendendo com ele. A arte de testar seus próprios conhecimentos estava aflorando em minha pessoa e eu precisava alcançar o próximo Nível.

Na época em que eu fui certificado como Nível 1, o Judge Center fazia mais de um mês que estava fora. Vendo a prática nas perguntas e respostas do mesmo como um grande alicerce de estudos, a ausência do mesmo tornou as coisas muito mais difíceis, observando que as provas de certificação são muito parecidas com as perguntas que lá apareciam. No entanto, eu acabei indo fazer a prova da mesma maneira e passei com uma boa pontuação.

Para o Nível 2, foi a mesma coisa: o Judge Center estava fora no período integral o qual eu estudei. Neste caso, tive que buscar várias formas alternativas de estudar e incomodar muitos juízes para aprender o máximo possível. Conseguir a informação não foi muito fácil, mas foi bem produtivo e me ensinou a correr atrás dela.

Portanto, descreverei abaixo algumas formas que utilizei para estudar e conseguir informação, além de alguns extras que possivelmente irá lhe ajudar a se preparar para os exames e se tornar um juiz mais experiente!

Caminho para o Nível 1

Para o Nível 1, as questões das provas requerem um conhecimento bem básico das mecânicas do jogo e uma atenção especial na leitura das cartas. Na minha região, havia apenas um Nível 2 na época (agora eu também sou) e ele estava sempre muito ocupado com tarefas pessoais, portanto eu não pude disponibilizar muito de seu tempo, mas ele sempre me respondia quando possível e procurava testar meus conhecimentos. Eu comecei lendo os documentos requeridos para o Nível 1 (JAR, MTR e CR) conforme ele me passou para estudar. Obviamente, eu não li o CR de cabo a rabo, mas sempre o consultei quando necessário e li algumas seções mais importantes por inteiro.

Quando a dúvida era sobre a interação de alguma carta, geralmente eu procurava inicialmente no Oracle da carta, mas várias vezes eu não conseguia obter a resposta apenas lendo as ajudas de regra do Oracle.

Sempre que eu tinha alguma dúvida de torneio ou regras que o Oracle não me respondia, eu ia no documento específico e procurava por palavras-chave que me levavam a ela (isso continua acontecendo hoje em dia). Por exemplo, se eu queria saber o número indicado de rodadas para um torneio de 16 pessoas, eu sabia que poderia procurar no MTR por “número de rodadas” ou algo do tipo que eu encontraria a resposta. O mesmo acontecia com o CR, o qual inclusive possui um sumário bem separado que certamente ajuda na hora de procurar sobre uma mecânica de jogo.

Com o tempo, quanto mais você procura, mais você sabe onde estão localizadas as regras nos documentos, tornando o seu trabalho mais automático e consequentemente mais rápido. Minha sugestão é: procure sempre ler um pouco dos documentos todos os dias, e principalmente antes de ir para um evento de Magic. É recomendado que você dê uma lida no JAR sempre antes de apitar um torneio de REL Regular, pois desta maneira você estará se atualizando com as regras específicas deste tipo de torneio e caso você precise atender uma chamada, estará mais preparado. Mesmo que você não lembre do que fazer nesta chamada, rapidamente você poderá pedir licença para os jogadores e ir ler o JAR para conferir o que precisa fazer. Se você o leu antes do torneio, você certamente encontrará a informação com mais rapidez. Essa dica é válida para qualquer documento e qualquer tipo de torneio.

Se você não é o único juiz ou candidato em um torneio, procure conversar com os outros juízes e tirar suas dúvidas enquanto está observando os jogos ou aguardando a próxima rodada caso você esteja jogando em um REL Regular. A troca de experiências durante os torneios é valiosa e ajuda todos os participantes a se tornarem mais experientes.

Quando você tem um mentor que está no Nível 2 ou algum parceiro juiz mais experiente no Nível 1 que se disponha a lhe ajudar, o processo acelera grandiosamente. Lembre-se que parte do trabalho de um Nível 2 é ensinar os caminhos para novos candidatos, então não se acanhe e encha as paciências do seu mentor! Claro que, como juiz é um trabalho voluntário, ele nem sempre estará 100% dispoNível para lhe ajudar, mas certamente há vários juízes Nível 2 que irão dispor de uma parte de seu tempo para lhe fazer pensar e adquirir conhecimento. Observe também que o Nível de um juiz é puramente um certificado e não necessariamente condiz com a experiência do mesmo. Há vários juízes de Nível 1 que possuem tanto conhecimento ou até mais que juízes de Nível 2. O tempo de Programa, a experiência e o foco de cada juiz é o que costuma demonstrar o conhecimento de cada um.

Para complementar, uma boa forma de estudar passo a passo e testar os seus conhecimentos é o Judge Classes. Ele foi recentemente traduzido para português e pode prover ao candidato a Nível 1 muitas informações que ele com certeza achará útil quando for realizar o seu exame.

Além disso, hoje temos acesso a plataforma de exames no JudgeApps (substituto oficial do falecido Judge Center). Com sua conta no JudgeApps, você pode acessar a página de exames e criar práticas de regras ou políticas com 5 questões cada. Estas questões estão vindo misturadas no momento, então você pode acabar pegando algumas questões que são mais apropriadas para Nível 2 ou mais. Você também pode estudar com seu mentor a possibilidade de lhe criar um exame prático de 20 questões de Nível 1. Caso ele ache que você está preparado para o exame, ele irá preparar a sua prova de certificação, que deverá ser feita por escrito na presença do mesmo. Boa sorte!

Estudando como Nível 1 / Caminho para o Nível 2

Parabéns, você passou na prova de Nível 1 e agora não sabe o que fazer da sua vida. Ou pelo menos foi assim que eu me senti quando caiu a ficha de que agora eu era um juiz de Magic. Minhas primeiras perguntas como Nível 1 para o meu certificador foram: o que eu devo fazer agora e o que o Programa de Juízes espera de mim?

Bem, hoje eu consigo lhes dar estas respostas, meus leitores. Como Nível 1, você deve ganhar mais prática em eventos de REL Regular. Apitar um evento de REL Regular é o mínimo que se espera de um Nível 1. Eu costumava dizer que o Nível 1 é aquela pessoa que se via como o pilar de questionamentos frequentes da comunidade (também conhecido como “centro de informações”) e que geralmente é isso que ele vai continuar sendo daqui em diante. O Programa espera que o Nível 1 dê conta das dúvidas de sua comunidade local e mantenha a paz e espírito esportivo nos eventos o qual se faz presente. Manter-se atualizado com as regras é uma necessidade chave para todos os níveis.
Se você aspira viajar pelo mundo afora e apitar eventos de REL Competitivo, ou mesmo viajar pelo seu estado apitando PPTQs, você provavelmente quer ascender ao Nível 2. O Nível 2 é o juiz de eventos REL Competitivo. Ele foi certificado para tal e espera-se que ele dê conta de tais eventos.

Com a necessidade de apitar eventos de REL Competitivo, também vem a necessidade de estudar as infrações que podem ocorrer nos mesmos. Você não aplicará correções em um REL Competitivo da mesma forma que você aplicaria em um REL Regular, não é mesmo?

Para tal, você deverá estudar mais um documento: o IPG, ou Guia de Procedimentos para Infrações. Este é o documento oficial de como lidar com infrações nos REL Competitivo e Profissional, e o estudo frequente do mesmo é fundamental. Este documento não é tão simples de interpretar quanto o JAR, mas ele cobre a grande maioria das infrações cometidas por jogadores. Tanto o IPG quanto o MTR possuem versões anotadas por juízes de grande renome. Essas versões facilitam a sua interpretação e estudar a filosofia dos mesmos fica muito mais prático.

Como eu não tinha o Judge Center para ver alguns cenários de IPG e testar meus conhecimentos, eu tive que apelar para o social. Montamos um grupo no WhatsApp dedicado ao estudo para certificação de Nível 2, incluindo vários membros de Nível 2 para mentorear e Nível 1 com interesse em aprender. Grande parte dos cenários que apareciam por lá eram focados em infrações do IPG. Com pouco tempo de participação, já estávamos muito bem acostumados com o documento devido a sempre que íamos responder algo, procurávamos a referência que corrobora com nossa resposta. A interação de todos os juízes ali presentes se transformou em um grande aprendizado para todos, tanto de mentores quanto mentorados.

Durante a conversa com esse grupo, eu anotava algumas questões com respostas em um documento do Google Drive, o que reforçava o meu aprendizado e servia de relatório de estudo para aqueles que não podiam participar tão ativamente do grupo.

Outras formas de obter conhecimento aconteceram através da participação ativa de projetos na comunidade de juízes, principalmente os de tradução. Sempre que você pega um texto para traduzir, você acaba lendo-o e eventualmente absorvendo o seu conteúdo. Isso se torna de grande importância para pesquisas futuras e argumentações em suas dúvidas. Se você se esforçar um pouco mais e explorar o conteúdo por trás destes textos, como por exemplo indo procurar nas referências dos documentos oficiais, você está ajudando a si mesmo quando procura suas respostas.

Um dos projetos de tradução que eu participo é o Knowledge Pool. Eu já acompanhava há algum tempo os cenários do Knowledge Pool no fórum oficial da página e acabei caindo junto nesse projeto para trazer os cenários para o Brasil. Os cenários do Knowledge Pool trazem desafios para juízes de todos os níveis sobre o IPG e como resolver situações adversas, aplicando a determinada infração e correção. Você pode participar a vontade do Knowledge Pool e trocar ideias com outros participantes para chegar em um consenso. Mesmo se você não participar, vale muito a pena ler as respostas dos outros para aprender mais um pouco.

Lembre-se que em qualquer canal que tenha cenários que você possa responder, tente responder. Não há problema algum em tentar. Se você acertar, ótimo, alguém irá aprender com sua resposta. Se você errar e alguém lhe corrigir, várias outras pessoas estarão aprendendo com a interação de ambos. Eu não sou a pessoa mais sociável do mundo, muito pelo contrário, mas eu sempre tentava quando podia, mesmo que minha ansiedade me punisse quando eu errava. Era basicamente tentar, errar, aprender e bola pra frente, segue o próximo cenário!

Mais informação, mais informação!

Algumas outras formas que utilizei para aprimorar meus conhecimentos foram buscando minhas perguntas no Google (é isso aí, tio Google sempre resolve!), buscando no fórum do JudgeApps e respondendo questões no JudgeBooth. Além disso, enchi as paciências de muito juiz Nível 2+ por aí perguntando sobre praticamente tudo, do teórico ao prático. Ler os artigos do Cranial Insertion e o blog da Charlotte Sable também nos faz entender melhor a interação de algumas cartas ou mecânicas que jogadores normalmente costumam perguntar.
Abaixo, deixarei diversos links como um compilado de tudo o que foi falado acima onde você poderá conseguir informação:

Documentos oficiais (em inglês):
Regras Abrangentes
MTR
JAR
IPG

Blog de documentos traduzidos para PT-BR

Exames no Apps

Judge Classes

Fóruns do Apps (em inglês):
Rules Q&A
Regular REL
Competitive REL
Tournament Operations
Knowledge Pool Scenarios

Documentos anotados:
IPG (PT-BR)
MTR (em inglês)

Mídias Sociais e Páginas Web:
Knowledge Pool (BR – Blog)
Knowledge Pool (BR – Facebook)
Página de Dúvidas (BR)
JudgeBooth
Blog da Charlotte
Cranial Insertion

Concluindo…
Bom pessoal, espero que as minhas experiências e minhas dicas tenham iluminado a todos vocês. Se vocês tiverem alguma dúvida ou quiserem deixar algum feedback, fiquem a vontade para me contatar através do email do JudgeApps, no WhatsApp ou no Facebook, estou sempre à disposição.

Muito obrigado pela sua atenção 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.