Um Engano Monumental

Amy está usando seu deck Eldrazi ao jogar contra Nigel em um PPTQ Modern. Ela controla um Monumento de Eldrazi, um Deslocador Eldrazi, um Reprodutor Celeste Eldrazi e vários terrenos. Amy desvira, compra e então ataca com todas suas criaturas. Enquanto pensa sobre seus bloqueadores, Nigel percebe que o Monumento de Eldrazi deveria ter desencadeado e chama um juiz. Amy admite que esqueceu da habilidade desencadeada, mas também pergunta se ela pode usar seu Deslocador para piscar seu Reprodutor Celeste para fazer uma ficha para sacrificar. O que você faria para corrigir a situação e Amy pode fazer o que ela quer?

Gostaria de responder? Clique aqui!

Resposta
A resposta será dada em breve!

Tesouro Enterrado

Andrea e Norman apresentaram seus decks entre eles para o primeiro jogo em seu PPTQ Modern local. Norman embaralha o deck de Andrea por pilhas e pergunta logo após, ‘Então você está jogando com 61 cards?’ Andrea responde, ‘O quê?! Não…’ e rapidamente confere sua reserva: Há 15 cards. Eles o chamam como juiz para ajudar a resolver a situação.

Ao conferir o deck de Andrea, você encontra uma ficha de Tesouro na mesma cor do protetor do deck como parte do que ela apresentou.

O que você faz?

Gostaria de responder? Clique aqui!

Resposta
Isto não é uma infração. Remova a ficha de tesouro do deck, e faça os jogadores continuarem. Fichas, mesmo que estejam com protetor idêntico ao do deck, não são considerados ao determinar a legalidade do deck. Oriente os jogadores a tomar cuidado, e que proteger as fichas com protetores de cores diferentes é recomendado.

Clássica Confidência Confidente

Anker está jogando contra Nite em um PPTQ no formato Moderno. Anker controla um Dark Confidant. Ele desvira, aponta para sua criatura, diz “Habilidade desencadeada do Confidente” e compra um card. Anker continua e diz “Compra do turno?” e Nite chama um juiz explicando que Anker não revelou o card que ele colocou na mão pela habilidade desencadeada do Confidente Sombrio.

O que você faz?

Gostaria de responder? Clique aqui!

Resposta
Este é um clássico GPE – Erro de Card Oculto. Nite olha a mão de Anker e escolhe um card a ser colocado de volta no topo do grimório. Então a habilidade desencadeada de Dark Confidant é resolvida corretamente. Anker receberá uma Advertência por Erro de Jogo – Erro de Card Oculto.

Não Tão Rápido, Sr. Monstrossauro!

Ames está jogando contra Netty em um PPTQ Selado de Ixalan. Netty tem todas suas permanentes viradas quando Ames desvira na sua etapa de desvirar no seu turno 5. Ames compra o card do turno, então imediatamente usa uma mão para virar seus 4 terrenos e a outra para colocar um terreno e um Monstrossauro Atacante em jogo, ambos virados, dizendo “Ataco por 5”. Netty diz “Acho que vou tomar os 5.” Assim que os totais de vida são ajustados, Netty percebe que o terreno que Ames jogou era uma Fortaleza Glacial e chama um juiz. Quando você pergunta a Ames, ele diz que ele estava jogando rápido para economizar tempo, e que confundiu os cards em sua mão jogando o terreno errado. Quando você checa, o resto de sua mão são três Montanhas.

O que você faz?

Gostaria de responder? Clique aqui!

Resposta
Isso é uma Violação de Regra de Jogo. Nós precisamos retroceder para o ponto do erro. O erro foi colocar um terreno em jogo desvirado que deveria estar virado. Nós retrocedemos desfazendo o dano de combate se ele foi marcado, retornamos o Monstrossauro e a Fortaleza Glacial para a mão de Ames, e desviramos os outros quatro terrenos de Ames. Ames recebe uma Advertência por Violação de Regra de Jogo, Netty recebe uma Advertência por Falha em Manter o Estado de Jogo.

Campeã do Quê?

Patrick está jogando com seu Deck de Dádiva do Faraó-Deus em um evento Standard 5k em nível de aplicação de regras Competitivo.

 

Este é a Lista de Deck de Patrick:

 

22 TERRENOS

  • 4 Fortaleza Glacial
  • 2 Deserto Hostil
  • 2 Regato Ipnu
  • 3 Fazendas Irrigadas
  • 5 Ilhas
  • 6 Planícies

14 CRIATURAS

  • 4 Anjo da Invenção
  • 4 Campeã
  • 3 Ministro dos Inquéritos
  • 3 Gato Sagrado

14 INSTANTÂNEAS E FEITIÇOS

  • 4 Traçar uma Rota
  • 1 Fumigar
  • 2 Optar
  • 4 Redecorar
  • 3 Planejamento Estratégico

10 OUTRAS MAGIAS

  • 2 Bárbaro Exilado
  • 4 God-Pharaoh’s Gift
  • 2 Desembarque da Legião
  • 2 Busca por Azcanta

RESERVA

  • 1 Anjo das Sanções
  • 3 Procissão dos Ungidos
  • 1 Autoridade dos Cônsules
  • 1 Égua-solar Adornada
  • 2 Guarda da Feira
  • 1 Fumigar
  • 2 Aprisionamento de Ixalan
  • 1 Negar
  • 2 Assentar nos Destroços
  • 1 Soberana Celeste, Capitânia do Cônsul

Sua lista corresponde ao seu deck, com a excessão que ele está jogando com 4 cópias de Campeã do Raciocínio e seu nome completo não está escrito na lista de deck.

O que você faz?

Gostaria de responder? Clique aqui!

Resposta
Este é um Problema de Listagem de Deck – a lista do deck é ilegal pois “Campeã” não é o nome de um card válido no formato Standard. O IPG nos permite escolher em não atribuir essa penalidade se acreditamos que “o que o jogador escreveu em sua lista de deck é óbvio e não ambíguo.” Uma rápida busca no Oracle indica que há várias criaturas válidas no Standard com “campeã” em seu nome. Uma destas criaturas, Campeã do Flagelo Solar, é apenas branca e seria um card razoável de se incluir em um deck UW Dádiva do Deus Faraó. Portanto, há pelo menos alguma ambiguidade em o que a linha “Campeã” quer se referir, então nós não deixamos de atribuir a penalidade aqui.

Patrick recebe uma Perda de Jogo por Erro de Torneio – Problema de Listagem de Deck. Nós atualizamos a sua lista para incluir o nome completo de Campeã do Raciocínio.

Resta Um

Amy sentou para jogar sua partida na primeira rodada de um PPTQ selado contra Neve e a rodada acaba de começar. Ela chama um juiz porque descobriu que tem um card a mais em seu deck. Ela sabe que tem exatamente 40 protetores, mas enquanto os colocava, um card sobrou. Amy não tem certeza qual card é o extra, então você rapidamente acha a sua lista de deck e verifica que ela registrou 41 cards em seu deck principal. Amy não tem protetores extras e já se passaram 4 minutos na rodada. O que você faz para que Amy e Neve comecem a jogar e quais (se alguma) infrações e penalidades se aplicam?

Gostaria de responder? Clique AQUI!

Tradução foi feita por: Diogo Stumpf Monsores

Resposta
Este não é um Problema de Listagem de Deck, já que o deck que Amy está tentando jogar confere com a listagem. Amy pode até saber que ela queria construir um deck de 40 cards, mas ela não só construiu um deck de 41 cards como confirmou isso em sua listagem de deck.

Não há infração ou penalidade. Amy tem 10 minutos para encontrar um protetor adequado, trocar os protetores de seu deck ou de alguma outra maneira fazer seu deck adequado para o jogo. Para criar extra ênfase, nós já estamos atendendo esta chamada a um bom tempo, então uma longa extensão de tempo será aplicada. Ajudar Amy a trocar os protetores de seu deck é um excelente uso de seu tempo para ajudar esta partida a começar mais rápido.

Templo do Oops


Em um PPTQ Modern que você é o juiz-mor, Ashton está jogando contra Naomi. Ashton joga o seu terreno do turno, um Temple of Abandon. Ashton pega o card do topo do seu grimório, olha e deixa-o sobre a mesa. Ashton pensa, e então pega o card e coloca em sua mão. Naomi chama um juiz imediatamente. O que você faz?

Gostaria de responder? Clique AQUI!

Tradução foi feita por: Leonardo da Luz

Resposta
Esse é um Erro de Card Oculto, Ashton recebe uma Advertência. Ashton colocou o card em sua mão quando ele não deveria, e nós não podemos consertar isso com a informação pública conhecida. Ashton revela sua mão e Naomi escolhe um card, como Ashton soube a identidade do card antes de colocá-lo em sua mão, nós o retornamos para o topo do grimório de Ashton ao invés de embaralhar o card na porção desconhecida do grimório.

Vanguarda Ausente

Você é o juiz-mor de um PPTQ Selado de Ixalan. No final da rodada 2, um jogador lhe entrega um Vanguarda de Adanto em um protetor preto fosco que ele achou no chão. Ele não sabe de quem é e há vários jogadores utilizando protetores pretos foscos. Quando você anuncia que um card foi encontrado, ninguém vem pegá-lo.

Durante a rodada 5, você descobre seu dono, Peter. Peter confirma que o card é seu, mas ele não percebeu que o havia perdido. Este card está registrado na coluna “jogado” da listagem de deck de Peter. Peter está atualmente no jogo 2 da rodada 5 e seu deck atual contém 40 cards.

O que você faz?

Gostaria de responder? Clique AQUI!

Tradução foi feita por: Caires Pezzoni

Resposta
Uma vez que estamos no segundo jogo da partida, o Vanguarda de Adanto é considerado como parte de sua reserva de cards junto com todos os outros cards que Peter abriu e que não estão sendo usados no deck que ele apresentou para o jogo. Isso significa que nenhuma penalidade será atribuída com base no jogo atual.

Contudo, temos de levar em conta os jogos anteriores onde sabemos que ele estava jogando sem Vanguarda de Adanto apesar de ela precisar estar no deck e ter sido marcada em sua coluna “jogado”. Isso é resolvido olhando na linguagem do IPG: “O conteúdo do deck ou reserva não está de acordo com a lista de deck resgistrada.” Note que esta frase não diz “não estava”. Um Problema de Deck só pode ser aplicado baseado no deck atual apresentado em um jogo em andamento. No momento, não há infração, então não aplicamos nenhuma infração.

Devolva a Peter sua Vanguarda de Adanto. Lembre ele de checar a área de jogo cuidadosamente quando ele se levantar. Aplique uma extensão de tempo apropriada, e deixe os jogadores continuarem a partida.

Ambidestreza

Abigail está jogando em um PPTQ Selado. Ela senta para seu primeiro jogo da partida, retira uma pilha de aproximadamente 40 cards com protetores de sua deck box, embaralha, e apresenta a seu oponente. Ao comprar sua mão inicial, ela imediatamente chama um juiz e explica que isso é a sua reserva. Ela tem vários outros conjuntos de cartas com protetores para trocar rapidamente na reserva, e ela apenas pegou a pilha errada de sua deck box. O que você faz?

Gostaria de responder? Clique AQUI!

Tradução foi feita por: Bruna Chiochetta

Resposta
Este é um Erro de Torneio – Problema de Deck. A penalidade é uma Advertência, já que nenhum dos caminhos de aumento se aplicam. Arrume o deck para ser equivalente a lista fazendo com que Abigail encontre seu deck correto, e verifique se ele combina com a lista. Como o erro ocorreu durante a compra da mão inicial, Abigail deve fazer um mulligan, então sua nova mão inicial depois de embaralha o deck correto será de 6 cartas, ela pode continuar fazendo mulligans a partir deste ponto.

 

Especulação Sinistra

Você é o único juiz de um PPTQ Modern. Arielle está jogando contra Nice. Arielle controla uma Liliana Vess e ativa a habilidade de -2 da Liliana, procura e encontra uma carta. Então, ela embaralha seu grimório e coloca a carta escolhida em seu topo. Arielle continua e ataca com sua Arúspice Sinistra, que é bloqueada por um Tarmogoyf de Nice. Elas partem para a etapa de dano de combate, ambas as criaturas morrem, em seguida Arielle diz “compra da Arúspice” e compra uma carta imediatamente. Nice pede para ler Arúspice Sinistra, aponta que a carta não deveria ser comprada e chama um juiz.

O que você faz?

Gostaria de responder? Clique AQUI!

Tradução foi feita por: Bruna Chiochetta

Resposta
Dê a Arielle uma advertência por Erro de Card Oculto. Arielle revela sua mão e Nice escolhe um card para colocar de volta no topo do grimório de Arielle. Lembre ambas as jogadoras de lerem suas cartas com cuidado.