Olá pessoal, tudo bem? Segue o mês de Outubro para vocês e bons estudos.
Resposta: Sim, nesse caso a habilidade do Mímico Eldrazi usará a última informação conhecida, e se tornará um 4/4.
Resposta: Sim, quando um jogador exaure uma criatura, significa que ela não desvira na próxima etapa de desvirar desse jogador. Assim, se você tomar o controle de uma criatura exaurida, ela irá desvirar normalmente.
Resposta: Não, apenas cards com dupla face podem se transformar. O Metamórfico Phyrexiano, apesar de ter copiado um card dupla face, possui o fundo de card padrão.
Resposta: Segundo a mudança na regra 614.12, não. Os efeitos contínuos presentes no campo de batalha são considerados no momento da aplicação dos efeitos de reposição, como Sede de Sangue.
Resposta: A cada vez que o comandante mudaria de zona, seu dono pode movê-lo para a zona de comando (CR 903.9). Se o dono não o fizer, a troca de zona é tratada normalmente.
Resposta: Não, pois ela tem um alvo. Ela usa a pilha e pode ser respondida.
Resposta: Sim, ao contrário de muitos efeitos parecidos, a habilidade de Retraçar não exila a mágica na resolução. Assim, cada conjuração de Crime do Corvo segue as regras usuais, com o custo adicional de descartar um card de terreno.
Resposta: Vá na lista de eventos, e veja se não tem nenhum evento antigo não reportado ou não cancelado. Se houver algum, cancele ele. Oriente o organizador a sempre cancelar eventos que não foram realizados.
Resposta: Não, a Imagem Fantasmal entrará como um planeswalker Gideon das Provas, e permanecerá assim enquanto estiver em campo, podendo usar suas habilidades de lealdade normalmente.
Resposta: Os terrenos básicos são de todos os tipos, os não-básicos são montanhas. Vale lembrar que os dois efeitos agem na camada 4 e assim, se a ordem fosse inversa e Agouro Prismático fosse o último a entrar, todos os terrenos seriam de todos os tipos básicos.
Resposta: Não, quando todos os alvos de uma mágica se tornam ilegais, a mágica é anulada. Assim, como Falcão do Esquadrão se tornou um alvo ilegal, Comando Críptico será anulado e Jogador A não compra um card.
Resposta: Não, o custo de 2 manas é aplicado apenas na declaração dos atacantes, e a ficha de Ragavan é colocada depois dessa declaração.
Resposta: Sim, o efeito de Obediência Cega não impede criaturas de entrarem em campo atacando um jogador.
Resposta: Não, a palavra alvo aparece apenas uma vez no texto do card, e por isso todos os alvos tem que ser diferentes.
Resposta: Não, a habilidade de conjurar os cards exilados está ligado à habilidade desencadeada, e não à Tomadora de Reféns em si. Assim, apenas o dono da habilidade poderá conjurar esses cards.
Resposta: Não, as duas punições “se anulam”. Elas terão que ser inseridas no histórico de punição de cada um, mas jogarão sua partida normalmente.
Resposta: Não, a cópia não foi conjurada. Ele irá ganhar 7 de vida, a cópia será colocada na 7° posição de cima para baixo, depois irá desaparecer quando SBAs forem checados, e na resolução da original, irá resolver como se fosse a primeira vez que foi conjurada.
Resposta: No cálculo de acréscimos ou decréscimos de poder/resistência, números negativos são truncados para zero. Assim, na resolução da habilidade de Esmurrador Eletrostático, ele irá ganhar +0/+0.
Resposta: Sim, o efeito de Lua Sangrenta altera apenas os sub-tipos, não tipos como Artefato.
Resposta: A habilidade de Bosque dos Salgueiros Ígneos é uma habilidade de mana, que não usa a pilha e não pode ser respondida. Assim, o Jogador A ganhará 1 de vida quando a habilidade resolver, e sua Sombra da Morte estará morta quando ele tiver a chance de conjurar Tornar Imenso.
Resposta: O Jogador B escolhe se a habilidade é colocada na pilha ou não. Como a habilidade é benéfica ao Jogador A, nenhuma penalidade é aplicada.
Resposta: Sim, você tem acesso às informações escondidas de seu oponente.
Resposta: Não, estão em vigor desde o lançamento de Ixalan.
Resposta: Não, o dano será dado como se a fonte tivesse infectar, assim o dano não reduziria sua vida para menor que 1. Ele ganhará 3 marcadores de veneno.
Resposta: Por ser a parte do fundo de um card, ela não possui custo de mana. No entanto, seu custo convertido é calculado com a parte da frente do card, ou seja, será igual a de Liliana, Curandeira Herege.
Resposta: Se um efeito não especifica qual será o controlador de uma permanente entrando no campo de batalha, ela entra sob o controle de seu dono.
Resposta: Sim e não. A Almas Penadas foi exilada pela habilidade de Supressor de Mágicas, e quando ele sair do campo de batalha, poderá ser conjurada normalmente, sendo colocada no cemitério na resolução.
Resposta: Retorne os cards para suas devidas zonas e lembre esse jogador de ser mais cuidadoso. Fique de olho para descartar a possibilidade de trapaça. Quase sempre é apenas um erro, mas vale a pena avaliar todas as possibilidades.
Resposta: O seu controlador irá escolher por qual efeito ele irá retornar ao campo de batalha, pois tanto Imortal quanto a habilidade concedida de Resistência Sobrenatural são habilidades que desencadeiam ao mesmo tempo e, portanto, seu controlador as coloca na pilha na ordem em que desejar para resolver uma das duas primeiro.
Resposta: Sim, porém isso não conta como embaralhamento, apenas como contagem. Ele ainda terá que embaralhar o deck de seu oponente.
Resposta: O efeito de Procissão dos Ungidos é cumulativo, e é aplicado sequencialmente. Assim, serão criadas 1x2x2 == 4 fichas.
Resposta: Não, a habilidade de Nyktos, Santuário de Nyx é uma habilidade de mana, que não usa a pilha e não pode ser respondida.
Resposta: Karoo será sacrificada.
Resposta: Não, a criação de proxies só pode ser feita nos casos que um card é danificado de forma não intencional durante um torneio, e só pode ser feita pelo Juíz Mor.
Resposta: Não, apesar dos cards exilados estarem ligados ao Mensageiro de Bomat, os cards são colocados na mão dos donos, não do controlador.
Resposta: Não, nenhuma permanente deixou o campo de batalha, assim a habilidade de Revolta de Empurrão Fatal não terá efeito.
Resposta: Não, nomear um card quando Mago Interferidor entra no campo de batalha é um efeito de substituição (CR 614.1c), que não usa a pilha e não pode ser respondido.
Resposta: Encontre um jeito de representar o emblema (um pedaço de papel escrito “Emblema Gideon das Provas” por exemplo), e deixe que o jogador ativo volte para a fase principal.
Resposta: Parte dos efeitos de Proteção de Teferi diz que “…seu total de pontos de vida não pode ser alterado…”. Como a vida é compartilhada pelo time, o Time B não perderá vida.
Resposta: Não. A habilidade de O Deus Escaravelho cria uma habilidade desencadeada atrasada quando ele morre. Esse tipo de habilidade desencadeia apenas uma vez, que é na próxima vez que a condição ocorre (CR 603.7b). Portanto, se a habilidade de troca de zona é anulada, não desencadeará novamente.
Resposta: As cópias criadas pela habilidade de Rajada resolvem antes da mágica original. Assim, quando Metralha resolver, a Militante Dríade já foi destruída.