Compilado Mensal-Janeiro 2018

Oi, amigos. Tudo bom? Segue abaixo o compilado das dúvidas de Janeiro de 2018.

  • Dúvida: Se 6 Montanhas entram no campo com um Valakut, o Pináculo Derretido, eu consigo previnir todo o dano com uma Palma Defletora?

    Resposta: Nessa situação, cada montanha verá 5 outras, fazendo com que a habilidade de Valakut desencadeie 6 vezes. Como são 6 fontes de dano diferentes, você consegue parar apenas uma com palma defletora.
     

  • Dúvida: Um Jace, Prodígio de Vryn colocado em campo com a habilidade de Dádiva do Faraó-Deus se transforma? E no caso de Coisa no Gelo?

    Resposta: Apenas cards com dupla face física se transformam. A habilidade da dádiva cria fichas que são cópias do card exilado. No caso do Jace, se sua habilidade for ativada, a ficha irá ser exilada pelo efeito da habilidade e depois irá sumir quando ações-baseadas-no-estado forem checadas. No caso de coisa no gelo, quando o último marcador for removido, nada irá acontecer, pois não possui a face de trás para se transformar.
     

  • Dúvida: Um jogador que não pode perder o jogo tem 1 de vida. Ele pode ativar a habilidade de Vanguarda de Adanto?

    Resposta: Um jogador só pagar a vida que possui. No caso ele tem apenas um de vida e não pode pagar o custo de ativação da habilidade.
     

  • Dúvida: Um jogador ataca seu oponente com Vanguarda de Adanto, mas esquece da habilidade desencadeada, fazendo com que cause 1 de dano. Depois do ataque, viu que iria perder o jogo e concedeu, porém lembrando da habilidade possuía dano suficiente para ganhar o jogo. Como resolver?

    Resposta: Se for possível o rollback para antes do dano, ou seja se os cards não foram recolhidos ainda, tente voltar até esse ponto. Do contrário, mantenha o resultado do jogo.
     

  • Dúvida: Com uma Lua Sangrenta em campo, um jogador que controla Lajes de Trokair joga outra cópia. Ele tem que sacrificar uma? Ele pode pegar uma planície?

    Resposta: A Lua Sangrenta não tira os supertipos de uma permanente. Assim, Lajes de Trokair continua sendo lendária, sem habilidades e com subtipo montanha. Portanto, quando a segunda cópia for colocada em campo, seu controlador tem que sacrificar uma quando a regra de lendas for checada(cr 704.5j), e a habilidade não será desencadeada.
     

  • Dúvida: Um jogador joga Imagem Fantasmal copiando Cóptero do Contrabandista tripulado. Quais as características da cópia?

    Resposta: A imagem fantasmal será um cóptero não-tripulado. Isso porque o estado do cóptero não é uma característica copiável, e não será “enxergada” pela imagem.
     

  • Dúvida: Em resposta a habilidade de Anel do Esquecimento, um jogador conjura Estalo na sua criatura. O que acontece?

    Resposta: O anel já está em campo, então seu estado será mantido. A habilidade do anel será anulado por não ter um alvo, e a segunda habilidade do anel não terá efeito.
     

  • Dúvida: Um jogador transforma seu Investigador de Segredos com um Delir no topo de seu grimório. Ele tem a chance de fazer algo antes da compra?

    Resposta: Sim, jogadores tem que passar a prioridade em sucessão para poder passar de fase depois que a habilidade resolve. Nesse momento, ambos os jogadores tem a chance de conjurar mágicas ou ativar habilidades.
     

  • Dúvida: Um jogador conjura Pulsação de Murasa. Em resposta, seu oponente exila seu cemitério. Ele ainda ganha vida?

    Resposta: Não, a mágica perdeu todos os seus alvos e será anulada por completo.
     

  • Dúvida: Com uma Lente Extraplanar imprimida com um floresta e Reflexo de mana em campo, se eu virar uma floresta eu gerarei quanto de mana?

    Resposta: 3. Reflexo de mana causará com que a floresta gere 2, e a habilidade de lente extraplanar gerará mais 1.
     

  • Dúvida: Se eu uso a habilidade de Ordinary Pony em uma criatura host combinada com augment, o que acontece?

    Resposta: Uma par host-augment é considerado um card só. Assim, a habilidade do ordinary pony irá exilar ambas as partes, e irão entrar em campo combinadas.
     

  • Dúvida: Um jogador sacrificou Reitor da Academia e já o exilou sem dar a chance do oponente responder com o reitor no cemitério. Isso é válido?

    Resposta: Não, exilar o reitor é parte da resolução da habilidade. Portanto, enquanto essa habilidade estiver na pilha, os jogadores tem a chance de interagir com o reitor no cemitério, e se ele for removido do cemitério nesse interim, sua habilidade não terá efeito.
     

  • Dúvida: Um jogador joga Anjo das Sanções, tentando exilar a Vraska, Caçadora de Relíquias de seu oponente. Se em resposta a habilidade, o Anjo morrer, o que acontece?

    Resposta: Segundo a regra 610.3a, a Vraska irá continuar em campo.
     

  • Dúvida: Um Nexo de Mosco-Tintas foi transformado em criatura em resposta a um Mares em Expansão. O que acontece?

    Resposta: Pela regra 613.7a, o nexo será uma criatura até o final do turno, e posteriormente uma ilha, visto que ambos os efeitos são aplicados na camada 4.
     

  • Dúvida: Com uma Lua Sangrenta em campo, Cidadela de Aço Negro continua sendo artefato?

    Resposta: Sim, a habilidade de lua sangrenta não altera os tipos de um terreno, apenas os subtipos.
     

  • Dúvida: Um terreno conta para a transformação de Portal de Azor?

    Resposta: Sim, é considerado um card com custo convertido 0.
     

  • Dúvida: Um (Apelar/Autoridade) foi exilado com a primeira habilidade de Nicol Bolas, Faraó-Deus. Qual das metades, se alguma, pode ser conjurada?

    Resposta: Apenas Apelar pode ser conjurado. Autoridade possui a habilidade Consequências, e pode ser conjurada apenas do cemitério do dono.
     

  • Dúvida: Com um Ferocidonte Enfurecido em campo, se um jogador conjura Guarda de Honra de Tocatli, ele receberá dano?

    Resposta: Não, pois a habilidade da guarda de honra entra em ação imediatamente quando entra em campo, já impedindo a habilidade do ferocidonte de desencadear.
     

  • Dúvida: Depois de declarar atacantes, os jogadores recebem prioridade antes da declaração de bloqueadores?

    Resposta: Sim, o jogador ativo receberá prioridade e os dois devem passá-la em sucessão para passar de fase.
     

  • Dúvida: Se um Gancho do Capitão for destruído, o que acontece com a criatura equipada?

    Resposta: Nesse caso, o gancho foi solto dessa criatura, e portanto ela será destruída.
     

  • Dúvida: Com um Cálice do Vácuo com 1 marcador de carga, o que acontece se um Explodir em Raios for conjurado com o custo de reforçar?

    Resposta: Explodir em raios será anulado. O custo de reforçar não altera o custo convertido de uma mágica.
     

  • Dúvida: Uma Patrulheira Jadeluzente entra em campo, e explora pela primeira vez. Um jogador pode responder à segunda exploração?

    Resposta: Não, as duas explorações são parte do mesmo efeito e nenhum jogador recebe prioridade entre elas.
     

  • Dúvida: Se Bispo do Aprisionamento exilar um Ursos Cinzentos com 3 marcadores +1/+1, qual vai ser o efeito de sua segunda habilidade?

    Resposta: O bispo vai conceder +2/+2 a um vampiro atacante. Uma criatura perde os marcadores quando deixa o campo de batalha, e se torna um novo objeto sem memória de seu estado anterior.
     

  • Dúvida: No início da manutenção de um jogador, GO TO JAIL é sacrificada, e ele recupera seu Ursos Cinzentos. A criatura pode atacar?

    Resposta: Não, pois ele não a controla desde o começo de seu turno.
     

  • Dúvida: Quando a lista de banidos que vem com Rivais de Ixalan entrará em efeito?

    Resposta: No lançamento de Rivais de Ixalan, dia 19 de janeiro de 2018.
     

  • Dúvida: Um jogador que controla dois Mago Escarificador de Almas conjura Abrasão em uma Hazoret, a Fervorosa. O que acontece?

    Resposta: Hazoret recebe 3 marcadores -1/-1. O controlador da deusa escolhe qual vai ser a ordem de aplicação dos efeitos de substituição, porém o primeiro é o único que terá efeito.
     

  • Dúvida: Um Soçobrar foi conjurado com o custo de recuperar pela segunda habilidade de Jace, Telepata Ilimitado. A mágica vai para qual zona depois de resolver?

    Resposta: Diferente de efeitos como recapitular, que exila a mágica assim que ela sai da pilha, a habilidade de Jace exila a mágica apenas se ela for colocada no cemitério. Se o custo de recuperar foi pago, soçobrar vai ser colocada na mão de seu dono direto da pilha.
     

  • Dúvida: Com uma Jaula do Escavador de Túmulos em campo, Companhia Agrupada pode colocar criaturas em campo?

    Resposta: Os cards do topo, apesar de serem tratados como um conjunto separado durante a resolução da companhia, não mudaram de zona, e as criaturas não podem ser colocadas em campo pois são oriundas do grimório.
     

  • Dúvida: Um Soldado do Bispo é bloqueado por um Discípulo da Malícia. O vínculo com a vida funciona?

    Resposta: Não, a proteção contra o branco previne o dano que o soldado causaria, e seu controlador não ganhará vida por consequência.
     

  • Dúvida: Se uma Esfera de Batalha Myr entra em campo ao mesmo tempo que uma Orbe Tórpida, o que acontece?

    Resposta: O efeito da Orbe irá parar a habilidade da esfera de batalha imediatamente.
     

  • Dúvida: Um jogador controla Caverna Mutável e Kopala, Guardião das Ondas. Seu oponente ativa a habilidade de Campo da Ruína para destruir a caverna. Se em resposta a caverna for transformada em criatura, o oponente tem que pagar o custo adicional?

    Resposta: Não, o custo adicional imposto por Kopala só tem efeito na ativação da habilidade. Nesse caso a habilidade já foi ativada, e seu controlador não tem que pagar custos adicionais.
     

  • Dúvida: Um jogador conjura Clone, anunciando que quer copiar o Geist de Santo Traft de seu oponente. Em resposta, seu oponente conjura Deserção. Ele pode copiar outra criatura?

    Resposta: A escolha da cópia é feita somente no momento que o clone entra em jogo. Como ele nunca entrou em campo, a escolha não foi feita, o primeiro jogador apenas propôs um atalho que não foi seguido. O segundo jogador tem liberdade para escolher qualquer criatura em jogo para copiar.
     

  • Dúvida: Em uma partida com 4 jogadores, um deles conjura Fato ou Ficção. De que forma o oponente é escolhido?

    Resposta: No caso de fato ou ficção, a escolha é livre e é feita na resolução da mágica, depois que os 5 cards são revelados. Caso fosse o oponente alvo, essa escolha é feita durante a conjuração da mágica.
     

  • Dúvida: Um jogador ataca com Dermomorfo 4/4, e seu oponente o copia com Espelho das Miragens. Quais as características da cópia?

    Resposta: A cópia será um Dermomorfo Humano Xamã 1/1. Isso porque o espelho enxerga apenas as características copiáveis do dermomorfo, que não incluem seu estado atual.
     

  • Dúvida: Meu oponente bloqueia meu Ursos Cinzentos com Corvo da Tempestade e Cria de Raptor. Posso marcar todo o dano do urso no corvo?

    Resposta: Sim, você pode escolher a ordem do dano como corvo e depois a cria(cr 509.2), e terá que dar pelo menos dano letal no corvo antes de distribuir o dano entre para a cria, mas pode dar todo o dano no corvo se preferir.
     

  • Dúvida: Sacrário do Sol gera mana de apenas uma cor, ou de qualquer combinação de cores?

    Resposta: O terreno gerará a mana apenas da cor escolhida pelo seu controlador na resolução da habilidade.
     

  • Dúvida: Um jogador ativa a terceira habilidade de Karn Liberto que exilou 2 Canal dos Espigões e 2 Bueiros de Vapor ao longo do jogo. Como esses terrenos entram em jogo?

    Resposta: Entrarão normalmente, com os canais entrando desvirados e os bueiros virados a não ser que o controlador pague 2 de vida. Porém isso acontece antes do primeiro turno do jogo, ou seja terá uma etapa de desvirar depois que os terrenos entram.
     

  • Dúvida: Um jogador conjura Imagem Fantasmal em um Marath, Will of the Wild com 5 marcadores +1/+1. Ela entra com quantos marcadores?

    Resposta: Com dois, que foi a quantidade de mana gasta para conjurar a imagem.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Regular, um jogador ataca com Rhonas, o Indômito e usa sua habilidade no próprio deus. O erro é percebido depois de um turno. Como resolver?

    Resposta: Depois de um turno será muito disruptivo efetuar um backup para consertar o erro. Mantenha o estado de jogo como está, e instrua os dois jogadores a prestarem mais atenção nos efeitos de cards, para que isso não se repita.
     

  • Dúvida: Um card colocado na mão de um jogador pela habilidade de Confidente Sombrio tem que ser considerado para a habilidade de Grimório Silvestre?

    Resposta: Não, a habilidade do grimório considera apenas os cards comprados no turno, e a habilidade do confidente coloca o card na mão, mas não é considerada uma compra.
     

  • Dúvida: Um jogador conjura Extração Cirúrgica em um Confidente Sombrio no seu cemitério. Ele precisa remover todas as cópias em seu grimório?

    Resposta: Não, a extração deixa remover qualquer número de cards com o mesmo nome. Isso significa que ele não precisa exilar nenhum card, incluindo o confidente que foi alvo da mágica.
     

  • Dúvida: Um jogador possui dois Raio da Fenda suspendidos. As duas mágicas são colocadas na pilha ao mesmo tempo?

    Resposta: Não. As duas habilidades de suspender vão para a pilha ao mesmo tempo, mas resolvem uma de cada vez. Assim, cada vez que a habilidade resolver, o marcador será tirado de seu respectivo raio, e ele será conjurado. Depois que o primeiro raio resolver, a segunda habilidade de suspender resolve, e o segundo raio é conjurado.
     

  • Dúvida: Se um jogador controla Linha da Força da Santidade, seu oponente pode ativar a terceira habilidade de Liliana do Véu?

    Resposta: Ele pode ativar a habilidade, porém o único alvo legal será ele próprio.
     

  • Dúvida: Jogador A controla Carícia de Liliana e joga Brutalidade Coletiva escolhendo descartar um card de seu oponente e dar -2/-2 para a Sombra da Morte de seu oponente, que é 1/1. A criatura morre?

    Resposta: Apesar de Carícia de Liliana fazer com que o oponente perca vida quando descarta um card, essa é uma habilidade desencadeada, e as ações-baseadas-no-estado serão checadas antes dela ser colocada na pilha, o que faz com que a Sombra da Morte morra por ter menos de 0 de resistência.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura Raio em uma Fada Marota do Jogador B. Em resposta, Jogador B joga Prole de Oona. A fada morre?

    Resposta: Não, a Prole de Oona vai resolver primeiro, dando Manto para a Fada Marota. Assim, quando Raio resolver, terá um alvo ilegal e será anulado na resolução.
     

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.