The Bloodbraid Sculptor

Henrique Bejgel

Henrique Bejgel

Recentemente duas cartas bem poderosas foram desbanidas no formato Modern – Jace, o Escultor de Mentes e Elfo Tranças-de-sangue – o poder individual dessas cartas é acompanhado por uma certa complexidade causada pelas suas habilidades, e o objetivo desse artigo é explicar como solucionar dúvidas e erros que podem surgir com esses (nem tão) novos staples do Modern.

Bloodbraid Elf

Cascata é uma habilidade que a primeira vista pode parecer simples, mas pode gerar alguma confusão, principalmente de comunicação ou entendimento das regras sobre prioridade e pilha.

Uma das principais causas de confusão, principalmente para as pessoas que nunca jogaram com habilidade de Cascata, é que esta habilidade vai para a pilha e (geralmente) resolve antes mesmo da mágica original. O que acontece é que primeiramente a habilidade de cascata é desencadeada, no momento em que a elfo é conjurada. Ou seja, assim que a carta for colocada na pilha e seu custo de mana for pago, a habilidade irá desencadear e portanto (eventualmente)resolver antes da criatura em si. Aqui podemos esperar alguns erros de comunicação, como por exemplo uma pessoa tentando anular a elfo antes da habilidade de cascata resolver.

Anulando Cascata

Irá existir um espaço de tempo no qual tanto a elfo quanto a carta que foi cascateada estarão na pilha ao mesmo tempo e ambos os jogadores terão prioridade para conjurar algo antes que resolvam. Cartas como Controfluxo podem ser usadas para anular ambas, mas também é possível anular uma ou outra individualmente com cartas como Aprisionar ou Comando Críptico.

Resolvendo Cascata

Resolver a habilidade de cascata é relativamente simples, mas um certo cuidado deve ser tomado. Precisamos lembrar que Cascade é uma habilidade desencadeada, o que significa que seu efeito ocorre somente na resolução da habilidade. Desta forma é sempre importante pedir uma confirmação antes de resolver a habilidade.
[cets_callout_box style=’blue’ align=’right’ title=’Porção conhecida’] Quando as cartas vão para o fundo, mesmo sendo em ordem aleatória, elas são conhecidas pelos jogadores e portanto qualquer infração futura que resulte em um embaralhamento da parte aleatória do baralho deve levar em consideração as cartas conhecidas que estão no fundo do baralho.[/cets_callout_box]Primeiro os cards devem ser exilados um a um do topo do grimório até que um card com custo de mana convertido menor (no caso da elfo, menor que 4) ser revelado. É importante lembrar que cartas sem custo de mana como Visão Ancestral ou Morte Vívida tem custo de mana convertido igual a zero e portanto podem ser conjuradas se forem reveladas pela habilidade de cascata. Uma mudança de regras recente nas regras estabelece que o custo de mana convertido de split cards fora da pilha é a soma do custo de mana de cada metade do card. Portanto cartas como Arrebentar/Retumbar não podem ser conjuradas a partir da habilidade de cascata da elfo.

Cards que aumentam o custo de mágicas ou custos adicionais irão se aplicar às mágicas cascateadas. Por exemplo, se houver uma Thalia na mesa e eu cascatear uma Liliana do Véu, terei que pagar (1) para poder conjurá-la.

Outro ponto é que a carta revelada não precisa ser conjurada se a pessoa controladora da habilidade não desejar. Nesse caso ela permanece no exílio junto com as outras cartas que foram reveladas, e que serão colocadas no fundo do grimório de maneira aleatória.

Lidando com os erros mais comuns

Os erros a seguir estão baseados no uso do IPG (GPI, em português) e só devem ser aplicados em torneios de REL Competitivo.

Revelando mais cards do que o necessário

Se um jogador revela cartas a mais do que ele deveria ele cometeu um Erro de Jogo – Olhar Cards Extras, todas as cartas reveladas incorretamente devem ser embaralhadas junto com a parte aleatória do deck e então a habilidade de cascata volta a ser resolvida normalmente. Uma Advertência deve ser aplicada. Lembrando que as cartas reveladas corretamente e não conjuradas irão para o fundo do deck após este ter sido randomizado, permanecendo no fundo do mesmo.
Esquecendo de randomizar as cartas exiladas que vão para o fundo do deck.
Nesse caso foi cometido um Erro de Torneio – Embaralhamento Insuficiente. Uma advertência deve ser aplicada e embaralhe as cartas que não o foram.

Conjurando uma carta com custo de mana convertido maior do que o permitido

Nesse caso a infração cometida é um Erro de Jogo – Violação De Regra Do Jogo, uma advertência deve ser aplicada. Se o erro for percebido imediatamente a carta conjurada deve voltar para o exílio e a habilidade de cascata deve continuar sendo resolvida normalmente. Caso contrário um retrocesso pode ser considerado se for simples o suficiente e o outro jogador deverá receber uma advertência por Erro de Jogo – Falha em Manter o Estado de Jogo.

Jace, The Mind Sculptor

Jace é um dos poucos planinautas que possuem 4 habilidades (e uma música). Cada uma delas é relativamente simples, mas abrem brechas para alguns erros bastante comuns.

Ele entra em jogo com 3 marcadores de lealdade, e esse número é interessante pois pode fazer com que alguns jogadores queiram usar um Raio para tentar destruir o Jace antes que alguma habilidade seja utilizada. E para estas pessoas, infelizmente, isso nem sempre é possível. Após uma mágica ou habilidade resolver (no caso Jace entrando em jogo é uma mágica resolvendo) a prioridade volta para o jogador ativo, que tem imediatamente a chance de ativar uma das habilidades antes do jogador não-ativo receber a prioridade.

Seria possível utilizar um Raio para destruir o Jace antes de uma de suas habilidades serem ativadas se o jogador ativo passasse prioridade antes de ativar uma dessas habilidades ou se ao entrar em jogo o planinauta fizesse alguma outra habilidade desencadear.

Fateseal

A habilidade +2 do Jace tem este nome por conta da keyword Fateseal(CR 701.20), que faz quase a mesma coisa (Fateseal é apenas em oponentes, enquanto o +2 dá alvo em jogador).

[cets_callout_box style=’gray’ align=’full’ title=”]+2: Olhe o card do topo do grimório do jogador alvo. Você pode colocar aquele card no fundo do grimório daquele jogador.[/cets_callout_box]

Um aspecto importante dessa habilidade é que ela tem como alvo um jogador, então ela não pode ser ativada tendo como alvo jogadores com resistência à magia, como por exemplo um jogador controlando uma Leyline of Sanctity. Se isto acontecer a infração é um Erro de Jogo – Violação De Regra Do Jogo.

Olhar mais de um card

Um erro que pode acontecer ao ativar essa habilidade é olhar mais do que um card do topo. Nesse caso a infração cometida é Erro de Jogo – Erro de Card Oculto, cuja penalidade é uma Advertência. Para corrigir esse erro o oponente do jogador deverá escolher dentre todos os cards vistos aquele que deveria estar no topo, os outros devem ser embaralhadas na parte aleatória do deck. O jogador que cometeu a infração então decide se coloca esse card no topo ou fundo do grimório de seu dono.

Lembre-se que a carta que foi colocada no topo ou fundo é conhecida por um dos jogadores, portanto qualquer infração que resulte em um embaralhamento da parte aleatória do deck deve considerá-la (e deixá-la de lado).

Brainstorm

O famoso Brainstorm. Muitos exemplos do IPG usam essa carta/habilidade como exemplo, algumas dúvidas que ela pode causar. Esta habilidade do Jace possui o mesmo efeito da carta Brainstorm, e por isso é comum que as pessoas, ao ativarem a habilidade, digam “Brainstorm”.

[cets_callout_box style=’gray’ align=’full’ title=”]0: Compre três cards, depois coloque dois cards de sua mão no topo de seu grimório em qualquer ordem.
[/cets_callout_box]

E este é um efeito que tem um grande potencial de erros envolvido.

O jogador compra 4 cartas ao invés de 3

Nesse caso foi cometido um Erro de Jogo – Erro de Card Oculto. Nesse caso o jogador que cometeu a infração irá receber uma advertência e terá que revelar a mão para seu oponente escolher uma carta que será embaralhada na parte aleatória do deck. Feito isso a habilidade continua resolvendo normalmente e duas cartas da mão devem ser colocadas no topo.

O jogador compra 4 cartas ao invés de 3 e coloca 2 da mão no topo

Essa situação é similar a anterior, a mesma infração foi cometida mas nesse caso as cartas colocadas no topo são retornadas a mão do jogador e então a mão é revelada para o oponente que faz o mesmo procedimento do caso anterior.

O jogador compra 3 cartas mas esquece de colocar 2 da mão no topo

Nesse caso foi cometido um Erro de Jogo – Violação De Regra Do Jogo. O jogador que cometeu a infração irá receber uma advertência e deverá colocar duas cartas de sua mão no topo de seu grimório. Essa correção parcial não tem prazo para expirar, ela deve ser aplicada assim que o erro for percebido. Se o oponente do jogador que cometeu essa infração não a aponta imediatamente ele também deve receber uma advertência por Erro de Jogo – Falha em Manter o Estado de Jogo.

Bounce

[cets_callout_box style=’gray’ align=’full’ title=”]-1: Devolva a criatura alvo para a mão de seu dono.[/cets_callout_box]

Essa é uma habilidade bem simples, vale lembrar que o alvo dela pode ser uma criatura controlada por qualquer um dos jogadores.

Ultimate

[cets_callout_box style=’gray’ align=’full’ title=”]-12: Exile todos os cards do grimório do jogador alvo, depois aquele jogador embaralha sua mão no próprio grimório.[/cets_callout_box]

Como a mão do jogador se torna o grimório dele ela deve ser suficientemente randomizada e seu oponente tem de ter a chance de embaralhar a mesma. Lembrem-se que essa habilidade também dá alvo em um jogador e portanto uma Leyline of Sanctity impede que ela seja ativada tendo esta pessoa como alvo.

É isso pessoal, essas (nem tão) novas adições ao Modern vão certamente mexer muito com o formato, espero que possamos educar os jogadores para não cometerem erros usando essas cartas!

Um abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.