Compilado Mensal-Fevereiro 2018

Olá, Amigos. Compilado do mês de fevereiro está pronto.

  • Dúvida: A habilidade de escavação é desencadeada?

    Resposta: Não, é um efeito de substituição para uma compra.
     

  • Dúvida: Qual o poder de um Dragonete dos Enigmas criado com a habilidade de O Deus Escaravelho?

    Resposta: O efeito do Deus sobrescreve habilidades de definição de características, fazendo com que a cópia do dragonete tenha 4 de poder sempre.
     

  • Dúvida: Um jogador usa shields que permitem ver o fundo de seus cards dupla face, e procurou um juiz antes de começar as rodadas. Como proceder?

    Resposta: Diga a esse jogador que ele precisa conseguir shields opacos, ou cards checklist correspondentes para evitar a apresentação de um deck marcado.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura Arcanjo de Thune, e em resposta jogador B conjura Controfluxo. Jogador A pode usar Defletir e mudar o alvo para o próprio defletir?

    Resposta: Sim, uma mágica não pode ter si própria como alvo, mas o que acontece nessa situação é que a Controfluxo tem como alvo o Defletir, e depois que o defletir resolve, a Controfluxo perde seu alvo e é anulada, e o Arcanjo resolve normalmente. Vale notar que se o custo de sobrecarga de Controfluxo fosse pago, não teria um alvo para ser alterado com Defletir.
     

  • Dúvida: Um jogador controla 3 fichas de elemental criado por Fênix Reavivante, porém possui apenas uma cópia da Fênix em seu cemitério. O que acontece na sua manutenção?

    Resposta: As habilidades dos elementais desencadeiam e tem a única Fênix como alvo. Quando a primeira resolver, a ficha será sacrificada e a Fênix será colocada no campo de batalha. As outras habilidades perderão seu alvo e serão anuladas na resolução. O resultado final é que esse jogador controla uma Fênix com ímpeto e 2 fichas de elemental.
     

  • Dúvida: Um jogador controla Ursos Cinzentos e Tarmogoyf com terreno e feitiço em cemitérios. O que acontece se o oponente conjurar Sóis Escaldantes? E se não houvesse feitiço nos cemitérios mas sim dois cards de outros tipos?

    Resposta: Na situação inicial, 3 de dano são marcados nas duas criaturas, as ações baseadas-no-estado são checadas e as duas criaturas morrem juntas, ou seja, não há um momento em que o Tarmogoyf é 3/4 em campo. Na segunda situação, Tarmogoyf sobrevive como 3/4, já que a mágica é colocada no cemitério antes das ações serem checadas, e se torna um 4/5 com 3 de dano marcado depois que o Urso morre.
     

  • Dúvida: Um Bispo do Aprisionamento exilou uma ficha de Dinossauro 3/3. Qual vai ser o efeito de sua segunda habilidade?

    Resposta: A segunda habilidade não tem efeito. Uma ficha de criatura só existe no campo de batalha, fazendo com que o Bispo não “enxergue” nenhuma criatura para aplicar o bônus.
     

  • Dúvida: Um jogador controla Portão para o Além com 4 cards de criatura em seu cemitério. Quando duas fichas morrerem, ele pode ativar a habilidade do Portão?

    Resposta: Não. Quando as fichas morrem, elas deixam de existir quando ações baseadas-no-estado são checadas(cr 704.5d). Não existe um momento em que o jogador pode ativar a habilidade enquanto elas estão no cemitério.
     

  • Dúvida: Jogador A tripula um Coração de Kiran com Ferramenteiro Exemplar e ataca. Jogador B bloqueia com uma ficha de Tóptero 1/1, e depois conjura Golpe Relampejante. Em resposta, jogador A pode tripular o Coração novamente com Motorista Veterano?

    Resposta: Sim, a habilidade de tripular pode ser ativada mesmo quando o veículo já é uma criatura. Nessa situação, o Coração ainda vai ganhar o bônus do Motorista.
     

  • Dúvida: Qual o custo mana convertido de um Mecanotitã Torrencial criado com a habilidade de O Deus Escaravelho?

    Resposta: Ao contrário da habilidade de Eternalizar, a habilidade do Deus não tira o custo de mana da cópia. Assim, o Titã mantém custo de mana convertido 6.
     

  • Dúvida: Jogador A ativa a habilidade de Campo da Ruína com alvo uma Caverna Mutável de seu oponente. Em resposta, ele pode “animar” a Caverna e conjurar Esconjurar para devolvê-la para sua mão?

    Resposta: Sim, a mágica não discrimina sobre a criatura ser um terreno também, e assim a habilidade do Campo da Ruína será anulada na resolução, e nenhum dos jogadores procuram um terreno em seu grimório.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Regular, um jogador compra 7 cards ao invés de 6 no seu primeiro mulligan. Como resolver?

    Resposta: Escolha um card aleatório de sua mão, embaralhe-o de volta no deck e deixe o jogador prosseguir com suas decisões de mulligan.
     

  • Dúvida: Um jogador conjura Anjo das Sanções em um Gideon das Provas controlado por seu oponente, mas que pertence ao jogador. O que acontece se o Anjo sair do campo de batalha?

    Resposta: O efeito do Anjo faz a permanente voltar ao campo de batalha de seu dono, que é o jogador ativo em questão.
     

  • Dúvida: Um jogador que contra Baral, Chefe da Conformidade conjura Ritual Desesperado unindo em arcana uma segunda cópia na sua mão. Qual o custo da mágica?

    Resposta: No processo de conjuração de uma mágica, primeiro são aplicados custos adicionais, e depois reduções. Assim, será adicionado 1R ao custo, e depois será reduzido por 1, o que nos dá o custo final de 1RR.
     

  • Dúvida: Um jogador que controla Emperion de Platina recebe dano de comandante?

    Resposta: Sim. O efeito do Emperion não previne o dano, apenas altera seu resultado. Assim, se um comandante Isamaru, Sabujo de Konda atacar esse jogador, ele manterá seu total de vida, mas terá 2 de dano de comandante marcado.
     

  • Dúvida: Um jogador ataca com Saqueador do Aeroveleiro Bélico, e usa sua habilidade em um Pirata do Aeroveleiro, que exilou um Choque. Ele recupera o card exilado?

    Resposta: Não. Retornar o card exilado é um efeito simples criado na resolução da habilidade do Pirata, e não será afetado pela habilidade do Saqueador.
     

  • Dúvida: Um jogador conjura Hierarca Nobre com mana gerada por Caverna das Almas. Em resposta, seu oponente conjura Fuga de Mana, e ele coloca o hierarca no cemitério. 3 turnos depois o erro é percebido e um juiz é chamado. Como resolver?

    Resposta: A resposta é diferente dependendo do REL. Em um torneio de REL Regular, apenas lembre os jogadores que ambos são responsáveis por manter o estado de jogo válido. Em um torneio Competitivo, ambos os jogadores recebem um Warning por Game Rule Violation, visto que ambos desconsideraram o efeito ativo de Caverna das Almas. Um partial fix de simplesmente colocar o Hierarca em campo pode ser considerado, mas visto que 3 turnos se passaram, com várias decisões sendo feitas sem o Hierarca em campo, mantenha o estado de jogo como está em ambos os RELs.
     

  • Dúvida: Se um jogador substitui uma compra do efeito de Grimório Silvestre com uma escavação, ele ainda precisa pagar 4 de vida por card?

    Resposta: Nesse caso sim. A habilidade do Grimório pede que 2 cards comprados esse turno sejam retornados, ou que o jogador pague 4 de vida para mantê-los. Na situação descrita, existem 2 cards comprados e 1 substituído pela escavação. Portanto, os 2 cards comprados, seja pelo turno ou pelo efeito do Grimório, são parte do conjunto afetado.
     

  • Dúvida: Existe um Mago Interferidor nomeando Vingança de Goryo em campo. Um jogador pode conjurar Cardume Nutritivo e unir em arcana a Vingança?

    Resposta: Sim, unir em arcana não conjura o card, apenas adiciona seu texto à arcana sendo conjurada. Assim, teremos apenas o cardume sendo conjurado, com o texto “Você ganha X de vida. Devolve para o jogo o card alvo de criatura lendária de seu cemitério. Aquela criatura ganha ímpeto. Remova-a de jogo no final do turno.”.
     

  • Dúvida: Existe uma Balista Ambulante com 7 marcadores +1/+1, que tem 2 de dano marcado. Quantas vezes seu controlador pode ativar sua habilidade?

    Resposta: 5 vezes. Como o custo de ativação retira os marcadores, está diminuindo a resistência da criatura. Portanto, ao retirar o 5° marcador, teremos uma criatura 2/2 com 2 de dano marcado, que será colocada no cemitério quando as ações baseadas-no-estado forem checadas.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Competitivo, jogador inativo conjura Através da Brecha, versão de Campeões de Kamigawa, na fase de combate do jogador ativo. Na etapa final, se recusa a sacrificar sua criatura pois diz que o card não funciona assim, e seu oponente chama um juiz. Como resolver?

    Resposta: Apenas mostre para ele o texto do oráculo do card.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Regular, formato de trios moderno, 2 jogadores de um mesmo time possuem Goblin Líder da Plebe em seus decks. Como resolver?

    Resposta: O time escolhe quem terá que retirar o card de seu deck, substituindo-o por terrenos básicos de sua escolha.
     

  • Dúvida: Um jogador se esquece de comprar um card na habilidade de reciclar. Como resolver?

    Resposta: Faça-o comprar o card na hora. Se o REL for Competitivo, ele recebe um Warning por Game Rule Violation.
     

  • Dúvida: Um jogador do top 8 quer sair do torneio para que o 9° entre na sua vaga. Ele pode fazer isso?

    Resposta: Ele pode fazer isso apenas antes do corte do top 8 ser anunciado. Antes do corte, o 9° sobe para a posição de 8° normalmente. Depois do corte, apenas os jogadores do top 8 abaixo do que saiu sobem, e o 1° colocado tem um bye na primeira rodada.
     

  • Dúvida: Trepadeira de Matavasta com reforçar pago tem qual custo convertido?

    Resposta: Reforçar é apenas um custo adicional, que não altera o custo convertido de uma mágica. Sendo assim, Trepadeira mantém seu custo convertido 1.
     

  • Dúvida: O controlador de O Ecúleo pode redirecionar o dano para planeswalkers controlados pelo oponente escolhido?

    Resposta: Sim, ao contrário de efeitos parecidos, O Ecúleo causa dano ao invés de perda de vida, que pode ser redirecionado para planeswalkers.
     

  • Dúvida: Um Vizir das Muitas Faces é criado com o efeito de Dádiva do Faraó-Deus. Quando ele entra no campo de batalha, seu controlador escolhe copiar uma Sifonadora Braçoluz. Quais as características do Vizir?

    Resposta: Primeiro o efeito da Dádiva será aplicado, e a ficha será criada como uma cópia do Vizir. Depois, essa ficha será colocada no campo de batalha e o efeito de cópia do Vizir será aplicado, sobrescrevendo as características adquiridas pelo efeito da Dádiva. Portanto, a ficha do Vizir terá as mesmas características de uma Sifonadora Braçoluz.
     

  • Dúvida: Qual será o poder/resistência de uma criatura com dois marcadores +1/+1 afetada pelo efeito de Saqueador do Aeroveleiro Bélico?

    Resposta: O efeito do Saqueador é aplicado na camada 7b, e as alterações por marcadores são aplicadas posteriormente na camada 7d. Sendo assim, a criatura terá poder e resistência 2/3.
     

  • Dúvida: Um jogador pode conjurar Visão Ancestral de seu cemitério dando recapitular com a habilidade de Mago da Conjuração-relâmpago e usando Como Predito?

    Resposta: Conjurar sem pagar o custo de mana com Como Predito e recapitular são dois custos alternativos que não podem ambos ser pagos para conjurar a mesma mágica.
     

  • Dúvida: Um jogador descarta um Emrakul, o Fragmento dos Éons durante o turno de seu oponente, achando que estava na sua fase de limpeza. Como resolver?

    Resposta: Se o erro foi descoberto na hora do descarte, tente reconstruir o cemitério com ajuda dos jogadores e continue o jogo.
     

  • Dúvida: Um jogador pode conjurar Morte Vívida com a segunda habilidade de Jace, Telepata Ilimitado e Como Predito?

    Resposta: Nesse caso, sim. A segunda habilidade de Jace não é um custo alternativo, mas sim um efeito que muda de onde você pode conjurar a mágica. Assim, Morte Vívida pode ser conjurada do cemitério, e pode ser conjurado sem pagar o custo de mana com Como Predito.
     

  • Dúvida: Um jogador conjura Comando Críptico, para anular um Silenciador Irritante e virar todas as criaturas que seus oponentes controlam. O que acontece?

    Resposta: “Não pode ser anulada” não faz com que a mágica se torne um alvo ilegal. Assim, Comando Críptico resolve normalmente, mas não irá anular o Silenciador.
     

  • Dúvida: Um jogador usa a habilidade de Griselbrand e passa o turno com 9 cards na mão. No seu próximo turno, resolve uma Tempestade Cerebral e seu oponente percebe o erro. Como resolver?

    Resposta: O jogador descarta 2 cards nesse momento.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Regular, um jogador chama a pessoa errada para sua partida, e 4 pessoas jogam com o oponente errado, sendo que o erro é percebido já nos 5 turnos. Como resolver?

    Resposta: Refaça os emparceiramentos para refletir as partidas que foram jogadas, e explique aos jogadores que isso pode influenciar os standings finais.

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.