Compilado Mensal-Maio 2018

Olá, amigos.

Este mês trago duas novidades para o compilado, uma delas é a presença do Vinícius Pimentel Couto que ajudou a responder as dúvidas e vai ficar com a gente agora. A segunda é que estamos mudando um pouco a forma como escrevemos as dúvidas e respostas. Espero que gostem.

  • Dúvida: Armadilha de Ricochete pode mudar o alvo de um Aprisionar para o próprio Aprisionar?

    Resposta: Não pode. Uma mágica não pode ter a si mesma como alvo [CR 114.5]  

  • Dúvida: Dentro das novas regras a habilidade ativada da Hazoret, a Fervorosa pode causar dano em um Planeswalker do oponente?

    Resposta: Não pode mais. Habilidades que não davam alvo perderam a capacidade de causar dano em Planeswalker.
     

  • Dúvida: Alice controla Coisa no Gelo e coloca a habilidade de tirar o último marcador na pilha. Em resposta, Nelson conjura uma Trapaceira Tritã dando alvo na Coisa no Gelo. O que acontece?

    Resposta: A habilidade da Trapaceira resolve. A habilidade que retira o marcador e transforma a Coisa no Gelo é uma habilidade só, portanto o último marcador é retirado e a criatura se transforma em Horror Despertado. Por causa da Trapaceira, o Horror não tem a habilidade de devolver as criaturas para as mãos e portanto ela não desencadeia.
     

  • Dúvida: Um Squee, o Imortal exilado por um Aprisionamento de Ixalan pode ser conjurado?

    Resposta: Atualmente sim, o Squee ainda pode ser conjurado.
    O primeiro passo para a declaração de uma mágica é colocá-la na pilha. Nesse momento, o jogo ainda não checa se existe algum efeito impedindo isso de acontecer. No momento em que o bloqueio do Aprisionamento seria checado o Squee já está na pilha e portanto não existe nenhuma carta exilada pelo Aprisionamento para o encantamento impedir.
    Note, que já foi anunciado que esse não é o funcionamento intencionado e que essa regra será mudada para que o Squee não possa mais sair de um Aprisionamento de Ixalan (https://twitter.com/mtg_lee/status/992141022271492096).
     

  • Dúvida: André tem uma habilidade desencadeada na pilha que requer que ele tome uma decisão e tem uma opção padrão. André conjura um feitiço. Considera a opção padrão da habilidade desencadeada?

    Resposta: Considerando que seja REL Competitivo, o oponente escolhe se a habilidade resolve ou não. Se escolher resolver, acontece a ação padrão.
     

  • Dúvida: Alesha controla um Cálice do Vácuo com dois marcadores de carga. Seu oponente pode pagar 3 manas para conjurar um Cálice do Vácuo com 1 marcador?

    Resposta: Não. O jogador primeiro escolhe um valor para X e o custo convertido do Cálice é calculado depois disso com base no valor escolhido. Se ele escolher X = 1, o CMC do Cálice será 2 e ele será anulado pelo Cálice que está em jogo.
     

  • Dúvida: Adicionar um marcador em uma Saga é uma habilidade desencadeada normal, que pode ser esquecida?

    Resposta: Adicionar um marcador em uma Saga não é uma habilidade desencadeada, apenas o efeito após adicionar o marcador. Não adicionar o marcador é uma Game Rule Violation.
     

  • Dúvida: Artur conjura Repartir o Véu d’Água pelo seu custo de Despertar e a mágica é copiada. O Despertar acontece duas vezes? Se o terreno alvo for destruído, a mágica é anulada?

    Resposta: Sim, se uma mágica é conjurada pelo seu custo de Despertar e então copiada, o efeito de Despertar é copiado junto.
    E sim, como Repartir o Véu d’Água Despertado tem um único alvo, o terreno, se o terreno for destruído a mágica é anulada por ter perdido todos os seus alvos.
     

  • Dúvida: O dano da primeira habilidade da Chandra, Chama da Rebeldia pode ser causado a um Planeswalker do oponente?

    Resposta: Não. O oráculo da carta diz que ela causa dano apenas a “cada oponente”.
     

  • Dúvida: Ana conjura Amuleto Azorius antes do combate para dar Vínculo com a vida para as criaturas e então ataca com um Geist de Santo Traft. A ficha de Anjo criada recebe Vínculo com a vida?

    Resposta: Não. Amuleto Azorius só dá Vínculo com a vida para as criaturas que estão no campo de batalha no momento em que resolve.
     

  • Dúvida: Em um torneio eliminatório em REL Regular. Uma partida excedeu os 5 turnos e ainda está empatada. Qual é o critério de desempate?

    Resposta: O critério é Morte Súbita que consiste em quem tiver mais vida ganha ou quem tiver menos vida perde, se todos os pontos de vida estiverem empatados quando houver a primeira mudança nos pontos de vida determina o ganhador.  

  • Dúvida: Antônio atacou com uma Narset, Mestra Iluminada e exilou um Derrotar. Ele pode pagar o custo adicional de 2 para poder conjurar a mágica como se tivesse Lampejo?

    Resposta: Sim, pode. A habilidade da Narset permite que você pague um custo alternativo para conjurar as mágicas exiladas, o que permite que você pague custos adicionais.
     

  • Dúvida: Anita conjura Sincopar com X = 0. Seu oponente pode escolher por não pagar 0 e deixar a mágica ser anulada?

    Resposta: Sim. Mesmo sendo 0, o oponente pode escolher não pagar o custo.
     

  • Dúvida: Abner controla um Necrotrotador e conjura um Zênite do Sol Negro com X = 4. As criaturas dos oponentes que forem colocadas do cemitério ainda voltam sob o controle de Abner pela habilidade do Necrotrotador?

    Resposta: Sim. Habilidades que desencadeiam quando uma permanente morre conseguem olhar para o passado e continuar desencadeando mesmo que a permanente que possui tal habilidade morra junto.
     

  • Dúvida: Durante um evento de REL Competitivo Alfredo listou 14 cartas no Sideboard e, durante a checagem de deck, o side possuía 15 cards. Como proceder?

    Resposta: Alfredo é penalizado com um Game Loss e a lista é corrigida com os 15 cards corretas.
     

  • Dúvida: Abner conjura Exumar. Jogadores fazem suas escolhas e retornam um Griselbrand um Containment Priest. As criaturas são exiladas por causa da habilidade da Priest ou permanecem no campo de batalha?

    Resposta: Ambas permanecem. A habilidade da Priest só olha para as criaturas que entram depois que ela já está em jogo.
     

  • Dúvida: Antonieta está com -2 de vida e Morte-Vida Phyrexiana no campo de batalha. Ela é atacada e receberia 11 de dano, mas conjura uma Graça do Anjo. O que acontece?

    Resposta: Antonieta ainda vai receber o dano em forma de marcadores de veneno, não vai perder o jogo este turno e continua com -2 de vida. A Graça do Anjo não previne o dano, somente muda o resultado que o dano teria na jogadora.
     

  • Dúvida: Altair possui uma Escamas Endurecidas em campo e conjura um Operário Arconexo. A criatura entrará com um ou dois marcadores +1/+1?

    Resposta: O Operário entrará com 2 marcadores +1/+1.
     

  • Dúvida: Aline conjura o lado Morto de Morto // Enterrado. Qual é o custo de mana convertido?

    Resposta: O CMC é 1. Na pilha split cards têm o CMC apenas do lado que foi conjurado.
     

  • Dúvida: Bernadette controla uma Autoridade dos Cônsules. André a ataca com uma Kari Zev, Incursora das Aeronaus. A ficha ainda entra atacando?

    Resposta: Sim. A ficha já é criada atacando, independente de ter outro efeito fazendo ela entrar virada.
     

  • Dúvida: Artur controla um Coração de Kiran e conjura um Furioso do Cinturão Verde. Ele pode tripular o Coração com o Furioso em resposta à habilidade que exige um pagamento de Energia?

    Resposta: Sim. A habilidade do Furioso só exige o pagamento de Energia quando resolve. Antes disso, ela vai para a pilha e os jogadores podem ativar habilidades normalmente.
     

  • Dúvida: Alana controla uma A Primeira Erupção e acaba de colocar o terceiro marcador na Saga. Ela pode gerar mana com a Montanha antes de sacrifica-la?

    Resposta: Sim. As habilidades das Sagas vão para a pilha e os jogadores recebem prioridade e têm oportunidade para responder a habilidade antes delas resolverem.
     

  • Dúvida: Eu controlo um criatura com 9 de poder que está sendo bloqueada por um Marechal de Benália, um Baird, Guardião do Argivo e um Unicórnio da Meseta. Essa é a ordem de bloqueio e eu quero atribuir 3-4-2 pontos de dano respectivamente, posso?

    Resposta: Não, mesmo que com essa atribuição você consiga causar dano letal em todas as criaturas de seu oponente na hora que você vai atribuir o dano você precisa marcar dano letal nas criaturas para poder passar para a próxima, em sucessão.
     

  • Dúvida: Ana conjurou uma Vingança Crescente de seu cemitério pelo seu custo de Recapitular, Após a Vingança resolver e criar a cópia da mágica ela conjurou um Reverberar dando alvo na cópia. A nova cópia vem com o efeito extra?

    Resposta: Lamento, mas não. Como a nova cópia criada pelo efeito do Reverberar não foi conjurada do cemitério ela não possui o efeito extra.
     

  • Dúvida: Com as novas erratas Labareda Cauterizante pode dar alvo em planeswalkers?

    Resposta: Sim, o texto do oráculo do card agora é esse:
    “Searing Blaze deals 1 damage to target player or planeswalker and 1 damage to target creature that player or that planeswalker’s controller controls.
    Landfall — If you had a land enter the battlefield under your control this turn, Searing Blaze deals 3 damage to that player or planeswalker and 3 damage to that creature instead.”
     

  • Dúvida: Como funciona a interação entre Trinesfera e a habilidade de Esquadrinhar?

    Resposta: Esquadrinhar é uma habilidade que funciona somente na hora de pagar os custos da mágica, depois que esses custos são definidos por habilidades de aumento, redução e a Trinisfera. Portanto, você primeiro calcula o custo da carta considerando o efeito da Trinisfera e só depois usa Esquadrinhar para pagar esse custo.
     

  • Dúvida: Eu controlo duas Anafenza, a Principal e uma Gavial das Algas, quando eu sacrificar uma de minhas Anafenzas para a regra de lendas a habilidade desencadeada de Gavial vai desencadear?

    Resposta: Sim. Morrer é um termo usado que significa ir para o cemitério vindo do campo de batalha e a regra de lenda diz que o jogador escolhe uma daquelas permanentes com o mesmo nome e coloca as outras no cemitério.
     

  • Dúvida: Durante um jogo de Brawl eu usei um Esconjurar no comandante de minha oponente, o card vai para a mão dela ou para a zona de comando?

    Resposta: Em jogos de Commander e Brawl, sempre que um comandante é movido para qualquer zona que não seja o campo de batalha seu dono escolhe se ele vai para essa zona ou aplica um efeito de substituição movendo ele para a zona de comando.
     

  • Dúvida: Um Gideon das Provas transformando em criatura pela sua habilidade ainda previne o dano que seria causado a ele se estiver sob o efeito de Transformar em Sapo?

    Resposta: Sim.
     

  • Dúvida: Jasmine conjura um Magus da Lua e em resposta Leandro ativa a habilidade de transformar de seu Nexo de Mosco-lumes o que acontece quando o Magus entrar em jogo?

    Resposta: Mosco-lumes será uma criatura artefato do tipo mosco-lume montanha com a habilidade de voar e virar para adicionar “R”, mas sem a habilidade de crescimento e com poder e resistência 1/1.
     

  • Dúvida: Eu controlo um Abismo Sombrio com 0 marcadores e sua habilidade desencadeada na pilha e meu oponente ativa uma Terras Ermas tendo meu Abismo como alvo, quando a habilidade das Terras resolver eu vou colocar minha ficha?

    Resposta: Não, a ficha não é colocada pois o Abismo não foi sacrificado ao resolver a habilidade.
     

  • Dúvida: Ana diz que quer entrar para a fase de combate, então Nestor conjura Abrasão em resposta a mudança de fase, quando a mágica resolver Ana ainda vai estar em sua Fase Principal?

    Resposta: Sim. Para o jogo avançar de etapa/fase no turno é necessário que ambos os jogadores troquem prioridades com a pilha vazia como um Abrasão foi resolvido ainda na Fase Principal esse troca no houve e o jogo se mantém na fase em que está.
     

  • Dúvida: Durante a resolução da habilidade de cascata do Elfo Tranças-de-sangue foi revelado uma Brutalidade Coletiva. Posso Escalar a Brutalidade?

    Resposta: Sim você pode. A Cascata permite você conjurar cards sem pagar seu custo de mana fazendo qualquer outro custo alternativo não podendo ser usado mas o custo de Escalar é um custo adicional e esses você pode pagar quantos quiser.
     

  • Dúvida: Eu tenho em campo um Mímico Metálico com o tipo Constructo escolhido e uma Constritora Sinuosa e conjuro um Caminhante Aeródromo escolhendo X=1 . Com quantos marcadores ele entra em jogo?

    Resposta: Três marcadores, um da escolha de X, um pelo efeito do Mímico e um Adicional da Constritora.
     

  • Dúvida: Eu tenho uma Orbe Tórpida em campo e minha oponente conjura um Mago Interferidor. Quando ele entrar em jogo minha oponente poderá nomear um card?

    Resposta: Infelizmente para você, vai sim. A habilidade do mago não é uma habilidade desencadeada mas sim uma habilidade estática que tem uma escolha para ser feita quando a criatura entrar em jogo.
     

  • Dúvida: Ana conjura um Nas Garras de Nicol Bolas tendo como alvo o Ciclope Enfurecido de Nestor, em resposta a isso Nestor quer conjurar uma Oferenda Prava tendo como alvo o próprio Ciclope e sacrificando o mesmo para pagar o custo de reforçar, a jogada é possível?

    Resposta: Sim. Ao conjurar a mágica você escolhe alvos, nisso você escolhe o Ciclope. Depois você determina se quer pagar custos alternativos ou adicionais. Nisso a pessoa pode sacrificar a própria criatura para pagar o custo de reforçar.
     

  • Dúvida: As partes de trás dos cards dupla-face tem apenas o custo de mana convertido da frente, ou as cores também?

    Resposta: Apenas o CMC como podemos ver na 711.4b “While a double-faced permanent’s back face is up, it has only the characteristics of its back face. However, its converted mana cost is calculated using the mana cost of its front face. If a permanent is copying the back face of a double-faced card (even if the card representing that copy is itself a double-faced card), the converted mana cost of that permanent is 0”.
     

  • Dúvida: Em um jogo de Gigante de Duas cabeças o primeiro Mulligan é para 7 cards mesmo?

    Resposta: Sim, em jogos Multi-Jogador como o Gigante de Duas cabeças ou o Commander o primeiro mulligan é “Grátis” mas você só pode usar a Vidência depois que um mulligan deixar sua mão com pelo menos um card a menos que o inicial.
     

  • Dúvida: Rafaela jogou seu terreno do turno e em seguida conjurou uma Labareda Cauterizante dando alvo em um Thorn of the Black Rose de Tiago, antes da Labareda resolver ela conjura outra Labareda. O controlador do Thorn recebe 3 ou 6 de dano?

    Resposta: Seis pontos de dano serão causados a Tiago. Uma mágica precisa de todos os seus alvos legais apenas durante a conjuração, se ela perder alguns mas não todos depois de conjurada ela irá resolver fazendo o máximo possível.
     

  • Dúvida: Como uma Ameaça Guia de Cadáver interage com uma Constritora Sinuosa?

    Resposta: São dois efeitos de substituição se aplicando sobre o mesmo objeto (Marcadores) o jogador vai escolher qual a ordem que eles serão aplicados, logo, ele pode dobrar e somar um ou somar um e depois dobrar.
     

  • Dúvida: Nina tem um Sombra da Morte que está 8/8 bloqueando um Tarmogoyf de Ana que está 5/6. Ana conjura uma Fúria de Batalha Temur em seu Tarmogoyf e quer aplicar todo o dano de combate na Sombra, é possível?

    Resposta: Sim, ela pode. Atropelar permite que o dano excedente seja causado ao jogador defensor mas isso não quer dizer que você seja obrigado a fazê-lo.
     

  • Dúvida: Roberto ativa a segunda habilidade de Bomba de Catraca com 0 marcadores. No campo existe um Cálice do Vácou com 1 marcador, ele seja destruído?

    Resposta: Sim, embora possa ter sido pago mana para conjurar o Cálice, qualquer custo X no campo de batalha tem seu valor 0 e por isso o Cálice tem CMC 0.
     

  • Dúvida: Jogador A controlar um Mente Aglomerada e Jogador B conjurar um Repartir o Véu d’Água. Jogadores C, D e A não fazem nada. Qual a ordem dos turnos extras?

    Resposta: A pilha é feita do jogador ativo para o inativo e resolve ao contrário, então teremos Jogador A, D, C e por último a mágica original do jogador B.
     

  • Dúvida: Flavia tem um Ursos Cinzentos e Vitor joga um Voo nele. Quem controla Voo?

    Resposta: Mesmo que o card de Vitor esteja anexado ao Urso de Flávia, Vitor ainda é o controlador de seu encantamento pois encantar uma permante de um oponente não muda o controlador do encantamento.
     

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.