Compilado Março-2019

  • Dúvida: Arthur controla a ficha de Fênix Reavivante, no início da fase de manutenção, jogador Natália diz que vai responder a habilidade desencadeada da ficha conjurando um Choque na ficha. O que acontece?
    Resposta: É possível conjurar Choque na ficha, Fênix Reavivante ainda volta pois a habilidade resolve fazendo tudo que ela puder. (Ver CR: 112.7a)
  • Dúvida: Arthur ataca com Geist de Santo Traft, desencadeando seu efeito de criar uma ficha de anjo 4/4 com voar atacando, Natália controla Copas Pontiagudas, a ficha de anjo será afetada pelo efeito de Copas Pontiagudas?
    Resposta: Não pois a ficha de anjo já entra em campo de batalha atacando, logo nunca passou pela fase de atacantes, requisito para desencadear a habilidade de Copas Pontiagudas. (Ver CR: 506.3b)
  • Dúvida: A Habilidade de Xamã do clã de Krark pode ser ativada mais de uma vez?
    Resposta: Sim, apenas é necessário que o jogador pague os custos e responda as habilidades que estiver colocando na pilha, mas uma vez ativada, não é necessário que Xamã do clã de Krark esteja no campo na hora da resolução. (Ver CR: 112.7a)
  • Dúvida: Arthur controla Árbitro Leonino, que é alvo de Trófeu do Assassino conjurado por Natália, Arthur pode procurar o terreno?
    Resposta: Sim, primeiro Trófeu do Assassino destrói Árbitro Leonino e só então Arthur busca o terreno sem necessidade de pagar pela habilidade uma vez que Árbitro Leonino não está mais em campo. (Ver CR: 608.2c)
  • Dúvida: Em uma partida de Commander multiplayer, Arthur utilizou a habilidade de +1 de Kiora, a Onda que Arrebenta para prevenir todo dano causado por uma criatura Natália até o seu próximo turno, mas Kiora, a Onda que Arrebenta perdeu todos seus marcadores de lealdade antes de voltar ao turno de Arthur. A criatura em questão ainda pode causar dano?
    Resposta: Não pode causar dano. (Ver CR: 611.2a)
  • Dúvida: Arthur controla um Grimório Silvestre e no início de sua fase de compra, compra 3 cartas, sem declarar a habilidade do grimório. Como proceder?
    Resposta: É uma situação complexa por se tratar de um problema de comunicação entre os jogadores, Arthur precisa anunciar suas habilidades toda vez que elas tiverem impacto no jogo. Caso seja necessário, faça a correção adequada das compras efetuadas por Arthur – dependendo do nível de aplicação de regras do torneio – e dê volte até o estado de jogo em que ambos jogadores não tinham problemas de comunicação. Lembre Arthur de ser mais atento e apontar suas habilidades desencadeadas quando forem relevantes.
  • Dúvida: Natália controla Linha de Força da Santidade, Arthur conjura Luneta Enfeitiçada. Arthur pode ver a mão de Natália?
    Resposta: Pode. Luneta Enfeitiçada não tem a palavra alvo escrita em seu texto, portanto pode escolher Natália como oponente.
  • Dúvida: Arthur tem 1 ponto de vida e conjura Metapaisagem, Natália tem 3 pontos de vida e quer responder com Palma Defletora a habilidade desencadeada de Valakut, o Pináculo Derretido da última montanha. Somente Arthur perde a partida?
    Resposta: Apenas Arthur morre na primeira resolução de habilidade desencadeada que terá o dano prevenido e redirecionado.
  • Dúvida: Arthur controla Descanse em Paz e Eidolon da Grande Festança Natália controla Kalitas, Traidor de Geth, o que acontece se Eidolon da Grande Festança fosse ser detruído? Natália criaria uma ficha?
    Resposta: Depende da escolha do efeito de substituição que substituirá a morte de Eidolon da Grande Festança. Quando dois efeitos tentam substituir o mesmo evento, o controlador da permanente afetada escolhe qual dos efeitos será aplicado primeiro. Assim, se Arthur escolher que o efeito de Kalitas, Traidor de Geth é aplicado, Natália cria a ficha, ao invés disso, se ele escolher que Descanse em Paz substituirá a morte da criatura, nenhuma ficha é criada. (Ver CR: 616.1)
  • Dúvida: Arthur ativa Módulo de Animação com alvo em um Explosivos Fabricados já com 1 marcador. Natália, que controla Explosivos Fabricados quer ativar Desprezador de Mágica para mudar o alvo da habilidade ativada de Módulo de Animação para o Desprezador de Mágica. É possível?
    Resposta: Sim, a única restrição da habilidade de Módulo de Animação é que o alvo seja uma permanente ou jogador. Além disso, a habilidade do Desprezador de Mágica pode ser ativada mesmo que ele não seja um alvo válido para tal, mantendo o alvo original da mágica ou habilidade. (Ver Gatherer de Desprezador de Mágica)
  • Dúvida: Arthur controlando Chromium, o Mutável descarta um card em resposta a Expansão// Explosão com X= 8 o conjurada por Natália. Natália comprará as cartas?
    Resposta: Sim, pois Expansão// Explosão , quando conjurada como Explosão, possui como alvo um jogador e, além disso, outro alvo qualquer. Sendo assim, como este card possui múltiplos alvos, para resolvê-lo é necessário pelo menos um alvo válido.(Ver regra 608.2b)
  • Dúvida: Arthur conjurou Manamorfose sem ter terrenos que gerassem mana vermelha ou verde na mesa, em seguida conjurou Pilhagem Infiel e Purgar Pensamento usando mana gerado por Manamorfose. Neste momento foi verificado o erro da falta de mana no início, como proceder?
    Resposta: Perfomar um retrocesso no estado de jogo seria muito disruptivo uma vez que muitas cartas já mudaram de zona. Peça para os jogadores terem mais atenção e lembre-se de investigar a intenção do jogador que cometeu a infração para eliminar as suspeitas de trapaça.
  • Dúvida: Arthur controla Reconquista da Natureza e Fonte Primal no momento que a habilidade de Reconquista da Natureza desencadeia, Arthur adiciona uma mana com Fonte Primal e depois da resolução da habilidade da Reconquista da Natureza gera outra mana com Fonte Primal custo de uma mesma mágica. Esta mágica será copiada 2 vezes?
    Resposta: Sim, se uma ou mais manas geradas por Fonte Primal forem utilizadas para conjurar uma mesma mágica a habilidade desencadeada atrasada, associada a cada uma das manas geradas, será irão desencadear ( vide Gatherer Fonte Primal)
  • Dúvida: Arthur conjura Elfo Tranças-de-Sangue que desencadeia sua habilidade de cascata e revela Comando de Kolagan e Arthur decide conjura-lo, Natália conjura Aprisionar tendo como alvo Comando de Kolagan. O que acontece?
    Resposta: Comando de Kolagan é colocado na mão de Arthur e Natália compra uma carta pelo efeito de Aprisionar.
  • Dúvida:Arthur controla Saheeli Rai e ativa a segunda habilidade (-2) tendo como alvo Guardião Felidar, Natália em resposta a habilidade de Saheeli Rai conjura Caminho para o Exílio tendo como alvo Guardião Felidar.
    Arthur ainda colocará em campo de batalha uma ficha que é cópia de Guardião Felidar?
    Resposta: Para que uma habilidade que necessita de um alvo resolva, é necessário que pelo menos um alvo seja válido durante a resolução. Logo não é feito uma cópia de Guardião Felidar. (CR: 608.2b)
  • Dúvida: Arthur quer conjurar Serpente Mecanívora e controla Terrarion e quer sacrificá-lo, ainda contando como redução de custo para serpente, é uma jogada válida?
    Resposta: Sim, o custo de Serpente Mecanívora é definido durante a proposição da mágica, antes de pagar os custos, nesse momento Terrarion ainda está no campo de batalha e conta para a redução de custo. Depois, Arthur tem a oportunidade de ativar habilidades de mana para pagar os custos e pode sacrificar Terrarion. (Ver CR:601.2f)
  • Dúvida: Arthur conjura Revogador Phyrexiano e deseja nomear Busca por Azcanta controlada por Natália, o card poderá ativar sua habilidade?
    Resposta: Ao nomear Busca por Azcanta nada acontecerá, pois a parte da frente do car não possui nenhuma habilidade ativada, transformada Azcanta, a Ruína Submersa é um terreno e não pode ser nomeada pela habilidade do Revogador Phyrexiano
  • Dúvida: Ao passar pelas mesas de jogo um juiz detecta uma deckbox com cópias extras de cartas de sideboard, sem protetor, além de outras cartas em sleeves transparentes. Esta situação configura Problema de Deck?
    Resposta: Configura, o sideboard consiste de até 15 cartas, qualquer número extra de cards é passível de penalidade. Lembre-se de observar se os cards são válidos no formato. (Ver IPG 3.5 – Problema de Deck/Problema de Listagem de Deck)
  • Dúvida: Arthur conjura Eletrodominancia com X = 4 e tendo como alvo em uma Shalai, Voz da Abundância controlada por Natália. Arthur planeja conjurar Desprezo de Vraska com a segunda parte do efeito de Eletrodominância em outra criatura. É uma jogada válida?
    Resposta: Shalai, Voz da Abundância só morre como uma ação baseada em estado por ter dano letal marcado, ou seja, depois de fazer todo o efeito de Electrodominância, que envolve jogar a outra mágica, logo a outra criatura ainda não é um alvo legal. (Ver CR: 119.5)
  • Dúvida: Natália conjura Iluminar o Palco previamente exilada do grimório de Arthur por Ladra de Sanidade, ela poderá usar qualquer cor de mana para conjurar pelo custo de espetáculo com qualquer cor de mana?
    Resposta: Sim, a habilidade de Ladra de Sanidade permite que você utilize mana como se fosse de qualquer tipo para conjurar a mágica, inclusive para conjurar pagando custos alternativos. (Vide Gatherer de cartas similares como Gonti, Senhor da Opulência)
  • Dúvida:Arthur esqueceu de pagar o Pacto de Negação e comprou o card. O jogo acaba?
    Resposta: O jogo não acaba, recentemente houve uma mudança para esse tipo de habilidade desencadeada (com ação padrão) para o nível de aplicação de regras competitivo em que se lembrado, a habilidade vai para a pilha e o jogador pode fazer as escolhas correspondentes. No nível de aplicação de regras regular sempre foi dessa forma. (Ver seção 2.1 do IPG)
  • Dúvida: Ao resolver a habilidade desencadeada de Titan Primordial e escolher Vesuva e qualquer outra terreno, Vesuva poderá copiar esse terreno que também entra em jogo?
    Resposta: Não, os terrenos entram ao mesmo tempo, o terreno ainda não está em campo então não é uma escolha válida. (Ver CR: 614.12a)
  • Dúvida: Arthur controla Azusa, Perdida mas Procurando e joga dois terrenos extras, em seguida, conjura outra Azusa, Perdida mas Procurando ele poderá jogar mais dois terrenos?
    Resposta: Não. O número de terrenos adicionais que você pode jogar continua sendo dois. (Ver CR:305.2a)
  • Dúvida:Caso exista uma Trinisfera em campo de batalha as habilidades de afinidade por artefato poderão custar menos que 3?
    Resposta: Trinisfera possui o último efeito de alteração de custos que são checados no momento de conjurar mágicas. Se a mágica custa menos que 3, seu custo se tornará 3. (Ver Gatherer de Trinisphere)
  • Dúvida: Arthur controla Angrath das Correntes Flamejantes e usa a habilidade de -3 tendo como alvo um Lazav, o Multifário controlado por Natalia. Se o Arthur ativar a habilidade de Lazav, o Multifário e se tornar uma cópia de uma criatura que não possua ímpeto, ele ainda tem o ímpeto concedido por Angrath das Correntes Flamejantes?
    Resposta: Sim, Angrath das Correntes Flamejantes dá uma habilidade ao objeto, que é adicionada na camada 6, mesmo após um efeito de cópia, aquele objeto ainda tem as habilidades adquiridas que não possuam dependência. (Ver CR: 613.5)
  • Dúvida:Natalia bloqueia com Balista Ambulante que possui um marcador e está equipada com Colar do Basilisco. Antes do dano Natália usa a habilidade de Balista Ambulante e retira o marcador e dá 1 de dano no oponente. O efeito do colar ainda está valendo?
    Resposta: Sim, neste caso utilize a última informação conhecida a respeito do objeto. (Ver CR: 702.15c).
  • Dúvida: Em seu turno, Arthur recapitula Almas penadas e Natália responde conjurando um Supressor de Mágicas, tendo como alvo Almas Penadas. No turno de Natália, Arthur conjura Findar tendo como alvo Supressor de Mágicas, o que acontece?
    Resposta: Ao deixar o campo de batalha Supressor de Mágicas desencadeia sua segunda habilidade, fazendo com que Arthur possa conjurar seu card exilado, ao resolver o card vai para o cemitério.
  • Dúvida: Com um [/card]Elite de Raiz Profunda e um [card]Guarda de Honra do Tocatli em campo, o controlador de Elite de Raiz Profunda conjura um Tritão. Este card entrará em jogo com um marcador +1/+1?
    Resposta: Não, uma criatura entrar no campo de batalha é o que desencadeia a habilidade de Elite de Raiz Profunda. (Ver Gatherer da Carta Guarda de Honra do Tocatli)
  • Dúvida: Com um Tarmogoyf em jogo, um jogador conjura Fúria dos Deuses e, em seguida, conjura Sangue Abrasador, tendo Tarmogoyf como alvo, o controlador do [/card]Tarmogoyf[/card] recebe 3 de dano?
    Resposta: Não. Por conta do efeito de substituição criado pela Fúria dos Deuses, Tarmogoyf não é colocado no cemitério e portanto não morre. (Ver CR: 700.4)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.