O Level 2 Team Leader Certification

Introdução

Para poder avançar na estrutura criada pela redefinição do Programa de Juízes chamada a “Nova Nova Ordem Mundial” estamos orgulhosos em apresentar a Certificação de Líder de Equipe (TLC) para Nível 2. Essa é uma evolução da verificação de capacidade que os candidatos a Nível 3 precisavam obter durante o processo de certificação.

A TLC foi desenvolvida com os seguintes objetivos em mente:

-Providenciar maior consistência na avaliação do candidato.

-Aumentar a participação do Nível 3 fazendo “shadow” no candidato dentro do time.

-Permitir candidatos a Nível 3 a ter mais que uma única experiência liderando um time antes de se tornar um Nível 3 propriamente dito.

Antes de entrar em detalhes, vamos dar uma olhada no site de Recursos Oficiais para informações sobre este TLC.


O que é a certificação de Team Leader?

Um Juíz com esta certificação demonstrou competência em gerenciar equipes de juízes em eventos Competitivos e Profissioanis. Juízes com esta certificação podem ser escolhidos para liderar equipes no dia 2 de um GP e é recomendado que candidatos a Nível 3 liderem uma equipe mais que uma vez antes de fazer a prova. Devido à maior escala e grande dificuldade de um Dia 1 de GP, a liderança de equipes para o Dia 1 de um GP ainda é reservada aos Juízes Nível 3.

Para poder adquirir esta certificação, o candidato deve provar sua habilidade em liderar uma equipe num evento Competitivo ou Profissional com sucesso. O candidato deve cumprir a tarefa designada ao seu time; deve se comunicar eficientemente com o Head-Judge, com outros Líderes e com seu próprio time; e deve construir espírito de equipe dentro de seu próprio time.

Isso será avaliado por um Head-Judge do GP e o N3 no time do candidato que estiver fazendo “shadow”, juntos.

Requirementos para candidatura

Para te poderes candidatar para ser avaliado para ser TLC o candidado tem de cumprir os seguintes requisitos:

1) Deve ser um Juíz Nível 2, em boas condições, por pelo menos 6 meses.

2) Deve ter pontuado pelo menos 80% num Exame Preliminar para Nível 3 nos últimos 6 meses

3) Deve ter participado em cada uma das seguintes equipes pelo menos uma vez: Papel, Logística, Deck Checks (qualquer evento com um time dedicado de três ou mais membros é válido, mas experiência com GPs é recomendada).

4) Deve ter atuado como Head-Judge ou Líder de Equipe em pelo menos três eventos com REL Competitivo (ou maior), gerenciando pelo menos outros dois juízes certificados.

5) Deve ter atuado como Head-judge em pelo menos dez outros eventos (qualquer REL).

6) Deve demonstrar habilidades comunicativas o suficiente para atuar como Líder de Equipe em escala internacional, como eventos Grand Prix. Deve entender Inglês bem o suficiente para estar atualizado quanto a documentos oficiais.

7) Um Juíz Nível 3 deve verificar os requisitos acima com o candidato e contatar o Head-Judge do evento para recomendar que o candidato seja testado em tal evento. Esta recomendação não tem modelo específico, nem deve ser demorada. Ela só precisa expor:

1º) que os requisitos acima foram cumpridos e

2º) que o Nível 3 que está recomendando acredita que o candidato está pronto para liderar uma equipe.

O Processo

A avaliação do candidato pode ser feita por:

Um Juíz de Vermelho Avaliador: Pode ser qualquer juíz do grupo de Head Judges  de Grand Prix vestindo vermelho no dia 2 de um GP. Cada Juiz de Vermelho pode avaliar apenas um candidato por vez já que dedicação total é esperada no processo. Em um evento com vários Juízes-Mor, cada um deles pode avaliar um candidato diferente. Cada candidato deve ser designado para um Juiz de Vermelho diferente antes do início do dia. O Juíz de Vermelho Avaliador deve pertencer ao grupo de Juízes-Mor de Grand Prix para poder ser qualificado a realizar tal certificação.

Um N3 fazendo “Shadow”: Qualquer Juíz Nível 3 pode realizar essa função. Este juíz Nível 3 deve estar na equipe em que o cadidato está liderando. É esperado que o N3 fazendo “shadow” não tome a função de liderança mas que observe e avalie o candidato. Não é esperado que o N3 mentore o candidato durante a avaliação, mas é encorajado a fornecer um feedback e aconselhar depois de acabada. O N3 deve intervir e tomar as medidas necessárias para prevenir danos sérios ao torneio. Caso isso aconteça, o candidato provavelmente falhou no teste.

A equipe liderada pelo candidato deve ter uma tarefa específica que o candidato tenha que gerenciar apropriadamente e esta deve ser visível ao Head-Judge. Papel, Final de Rodada e Feature Matches são equipes recomendadas. A equipe de Deck Checks não é recomendada devido à baixa interação com o Head-Judge. Equipes flutuantes não são recomendadas pois elas não possuem uma tarefa específica. A equipe de Logística não é recomendada devido à complexidade em eventos Limitados e a falta de tarefas em Construido. O Head-Judge é a autoridade final na hora de determinar quais equipes são válidas.

Ao final da porção de Suíço do evento, O N3 fazendo “shadow” deve preencher a seção apropriada do Formulário de Feedback da Certificação de Líder de Equipe e então o Juiz de Vermelho Avaliador preencherá a outra seção.

Usando este formulário como guia, o Juiz de Vermelho Avaliador deve decidir se o candidato recebe o Certificado de Líder de Equipe. O Juiz de Vermelho Avaliador é encorajado a buscar conselhos e informação adicional conforme necessário.

O Juiz de Vermelho Avaliador deve fornecer feedback ao candidato independente de ter obtido ou não o certificado. O N3 que fez “shadow” é encorajado a participar do feedback.

A expiração da certificação

Uma vez que um juíz tenha demonstrado habilidade para liderar um time de maneira eficaz, prática irá assegurar que tal habilidade se mantenha revigorada. Enquanto o Juíz fizer algum dos seguintes ítens por ano após receber o Certificado de Líder de Equipe, o certificado se manterá válido:

-Liderar uma equipe com dois ou mais juízes em evento de REL Competitivo

ou

-Ser Head-Judge de evento de REL Competitivo com dois ou mais outros Juízes.

A cada Janeiro, a partir de 2018, os Juízes com o TLC preencherão um formulário indicando o evento em que atuaram e o certificado será automaticamente renovado.

A avaliação

O Head-Judge de um GP é a autoridade final para avaliar cada qualidade. As diretrizes a seguir devem fornecer direcionamento e consistência na avaliação, mas a realidade é muito mais ampla que qualquer coisa que este guia possa conter. É esperado que um candidato seja bem-sucedido na maioria das seguintes qualidades para passar no teste de TLC, mas pode passar até mesmo com uma pontuação “insuficiente” em até três competências a critério do Juiz de Vermelho Avaliador. Um candidato deficiente em qualquer das competências falhará no teste de TLC.

Preparação de tarefas: É a habilidade de antecipar e preparar os elementos necessários à tarefa que a equipe requer. Isso inclui, mas não é limitado a: localização dos emparceiramentos, pedir as informações necessárias ao Head-Judge, Organizador de Torneio, equipe de cobertura do evento, etc. Informar aos juízes sobre qualquer procedimento pelo qual equipe seja responsável, etc.

Deficiente: é um candidato que começa a trabalhar no evento sem prévio planejamento da tarefa.

Insuficiente: é um candidato que ou aparece pela manhã sem preparo mas consegue preparar os ítens necessários para sua função, ou que planejou antes do dia do evento mas falha em preparar o que precisa no local antes do início do evento.

Bem-Sucedido: é o candidato que planeja e segue os planos para o preparo de tarefas com sucesso.

Excelente: é o candidato apto a preparar as tarefas como se esperaria de um Juíz Nível 3 experiente.

Sucesso com a tarefa da equipe: é a habilidade de gerenciar a tarefa designada à equipe e acontecimentos inesperados durante o dia com sucesso.

Deficiente: é o candidato que precisa que o N3 fazendo “shadow” intervenha para previnir danos sérios ao evento.

Insuficiente: é o candidato cujo time realiza suas tarefas precariamente, ou que falha em seguir etapas importantes na tarefa de sua equipe.

Bem-Sucedido: é o candidato que realiza a tarefa da equipe de uma forma que você confiará ao candidato (sem mais nenhum treino ou experiência) a liderança de uma equipe sem supervisão.

Excelente: é o candidato capaz de realizar a tarefa da equipe como se esperaria de um Juíz Nível 3 experiente.

Delegação: é a habilidade de designar tarefas que requerem algum grau de tomada de decisões aos membro apropriados da equipe.

Deficiente: é o candidato que deixa seu time sem atenção para fazer uma tarefa que poderia ter sido delegada a outros membros, ou que designa uma tarefa a alguém incapaz de cumprí-la.

Insuficiente: é o candidato que se esgota por fazer tarefas menores que poderia ter delegado a quaisquer membros do time ou que delega um tarefa mas dá instruções insuficientes ou deficientes.

Bem-sucedido: é o candidato que faz uso correto de seus membros de time.

Excelente: é o candidato apto a delegar como se esperaria de um Juíz Nível 3 experiente.

Visão geral do evento e feedback: é a habilidade de visualizar o evento como um todo, detectar deficiências e sugerir melhoras.

Deficiente: é o candidato que nunca providencia qualquer feedback sobre o torneio ao Head-Judge.

Insuficiente: é o candidato que providencia retorno incompleto ou errado sobre o torneio ao Head-Judge

Bem-sucedido: é o candidato que traz informações úteis ao Head-Judge ou uma observação precisa do evento, mesmo que, por qualquer razão, as sugestões do candidato não possam ser implementadas.

Excelente: é o candidato apto a melhorar o evento como se esperaria de um Juíz Nível 3 experiente.

Construção de time e Mentoramento: é a habilidade de fazer Juízes no time se sentirem bem-vindos, terem uma boa experiência durante o dia e ajudá-los a se tornarem melhores Juízes.

Deficiente: é o candidato que se foca exclusivamente na sua tarefa sem se importar com o bem-estar do time, ou que mal se comunica com seu time durante o dia.

Insuficiente: é quando a única interação social do candidato consiste do mais básico e padrão como “apresentem-se” ou “trabalhem em pares”, só é capaz de providenciar conselhos básicos e genéricos aos membros do seu time.

Bem-sucedido: é o candidato capaz de fazer com que os membros de seu time pensem “Eu curti o dia. Foi ótimo estar no time X”. O candidato provavelmente terá material o suficiente para escrever 1 avaliação.

Excelente: é o candidato levantando o espírito da equipe assim como se espera de um Juíz Nível 3 experiente.

Comunicação: é a habilidade e vontade de eficientemente colher e passar toda informação necessária de e para membros do time, outros Líderes de Equipe e Head-Judge. Também é a habilidade de ouvir as sugestões levantadas pelos outros.

Deficiente: é o candidato que limita sua comunicação a instruções diretas sem explicações (note que isto é aceitável em alguns momentos urgentes, mas devem ser discutidos depois). Também é deficiente se o candidato estiver recusando as sugestões do time sem considerá-las, ou falha em providenciar informações importantes ao Head-Judge.

Insuficiente: é o candidato que dá informações insuficientes ou confusas ao seu time, ou que age por conta própria em uma situação que requeria a intervenção do Head-Judge

Bem-sucedido: é o candidato apto a colher e passar toda informação necessária de e para membros do time, Líderes de Equipes e Head-Judge.

Excelente: é o candidato que se comunica com seu time como se esperaria de um Juíz Nível 3 experiente.


Bem-vindo de volta! Agora vamos cobrir a transição do sistema antigo ao TLC e vamos rever a filosofia dos requisitos para candidatura.

A checklist do nivel 3 e o periodo de transição

 

Desde a liberação deste anúncio a verificação de capacidade de Líder de Equipe não está mais disponível, mas você pode adquirir o TLC de agora em diante. Qualquer verificação de capacidade de Líder de Equipe adquirido antes desta mudança retém sua validade de 36 meses.

Filosofia dos requerimentos para aplicação

1) Deve ser um Juíz Nível 2, em boas condições, por pelo menos 6 meses.

Se você acabou de conseguir se tornar um Nível 2, não se apresse. Foque sua energia e entusiasmo em aprender o que é ser um Nível 2. Mantenha contato com sua comunidade regional e compartilhe suas ideias com eles. Se inscreva para um GP ou dois; veja o que acontece por lá, como as pessoas trabalham.

Em outras palavras, observe como outros lideram antes de tentar você mesmo.

2) Deve ter pontuado pelo menos 80% no Exame Preliminar para Nível 3 nos últimos 6 meses.

Como Líder de Equipe num GP você terá permissão para lidar com as mais complicadas regras de políticas, como “backups” e perdas de jogo (Game loss). Portanto você precisa saber bem as regras.

3) Já participou em alguma das seguintes equipes pelo menos uma vez: Papel, Logística, Deck Checks.

Para poder liderar uma equipe você deve ter um entendimento básico ta tarefa e objetivos das equipes principais que você pode encontrar em qualquer torneio. Essa experiência não precisa ser em um GP (embora seja recomendado). A equipe deve conter pelo menos três pessoas para ser considerada uma equipe para propósito deste item.

4)Deve ter atuado como Head-Judge ou Líder de Equipe em pelo menos 3 Eventos com REL Competitivo (ou maior), gerenciando pelo menos 2 outros juízes certificados.

Antes de ser testado para saber se é capaz de liderar uma equipe, você deve ter alguma experiência liderando onde você possa ter treinado suas habilidades e preparado para o teste.

5) Deve ter atuado como Head-Judge em pelo menos 10 outros eventos (qualquer REL).

Mesmo que o conjunto de habilidades necessárias para ser um Head-Judge de um evento não seja exatamente o mesmo para ser um Líder de Equipe, há várias habilidades que se sobrepõem. A experiência como Head-Judge garantirá que o candidato tenha um bom entendimento dos procedimentos de torneio e uma visão geral do evento.

6) Deve demonstrar habilidades comunicativas o suficiente para atuar como Líder de Equipe em escala internacional, como eventos Grand Prix. Deve entender Inglês bem o suficiente para estar atualizado quanto a documentos oficiais.

Bem… Você precisa se comunicar com os membros de sua equipe, outros Líderes de Equipe, o Head-Judge, talvez o Organizador do Torneio, certo?

7) Um Juíz Nível 3 deve verificar os requisitos acima com o candidato e contatar o Head-Judge do evento para recomendar que o candidato seja testado em tal evento. Esta recomendação não tem modelo específico, nem deve ser longa. Ela só precisa expor: 1º) que os requisitos acima foram cumpridos e 2º) que o Nível 3 que está recomendando acredita que o candidato esteja pronto para liderar uma equipe.

Antes de contatar o Head-Judge de um GP para solicitar a função de Líder de Equipe:

– Verifique se você preenche todos os requesitos anteriormente citados.

– Então contate seu Juíz Nível 3 local e/ou um Nível 3 com quem você recentemente trabalhou e pergunte se você está pronto para fazer o teste do TLC.

-Se o Nível 3 acha que sim então ele precisa mandar um breve e-mail ao Head-Judge dizendo isso.

Caso o Nível 3 que você contatar não te recomende para o teste, você pode pedir a um Nível 3 diferente. Mas é altamente encorajado que você escute o feedback e as razões que levaram o primeiro Nível 3 a não te recomendar para o teste. Temos certeza que isto te ajudará muito em se tornar um juíz melhor.

Caso não conheça ou não tenha trabalho com qualquer Nível 3, sinta-se a vontade para contatar Alfonso Bueno para encontrar uma maneira de te avaliar online e te recomendar quando estiver pronto.

Agradecimentos pela incrível colaboração à:

Carlos Rada

Daniel Kitachewsky

Dustin de Leeuw

Hans Wang

E a todos Juízes-Mor de Grand Prix.

Isso não teria sido possível sem vocês!