Magic Judge Monthly: Junho de 2017

Caros Juízes,

Espero que estejam a aproveitar o Verão, pelo menos para quem está aqui no hemisfério Norte.

Então recostem-se, relaxem, e apreciem estes agradáveis e ligeiros tópicos, tais como Judge Tokens, reconhecimentos de jogadores e convites para o RPTQ. Ok, alguns deles provocaram acesas discussões, o que poderá não ser a típica leitura de verão mas, ainda assim, são divertidos de ler.

De qualquer das maneiras, apreciem a leitura e até ao próximo mês,

A equipa do MJM


Magic Judge Monthly 01.12Importantnull

Torneio de Qualificação de Juiz (TQJ)

Passar de Nível 1 para Nível 2 tem sido um desafio para Juízes em áreas remotas ou com dificuldades em viajar.  Estas localizações precisam de juízes qualificados para arbitrarem PPTQs.  A solução chegou!  Uma conferência especial, destinada a ajudar juízes de nível 1 a saltarem o requisito do torneio. Se és nível 1 e pretendes subir para L2, ou se és L3 ou tens a qualificação para testar L2s, verifica este artigo para teres toda a informação.

Atualização ao Processo de Certificação de Team Leader

Parte do processo de Nível 3 é o requisito de liderar uma equipa no segundo dia de um GP. És capaz de dirigir uma equipa eficientemente durante um evento profissional? Queres adicionar mais alguma coisa ao teu currículo de GPs? Dá uma olhada neste artigo para saberes exactamente o que precisas para o conseguires!

Tokens de Juiz

O programa piloto do Milan Majerčík já está em funcionamento.  Estes tokens são uma maneira simples de os jogadores poderem dar feedback a um juiz.  Muitos participantes de torneios não sabem para onde se virarem quando pretendem submeter algumas observações.  Para mais informações, verifica o post do forum aqui. Toda a gente precisa de tokens e estes têm um aspecto formidável!

Atualização das Notificações nas Judge Apps

Isto é apenas uma pequena atualização às notificações. Algumas pequenas melhorias à qualidade de vida.

Onda Exemplar 9 e atualizações na secretária do PC

A Onda Exemplar 9 já saiu! Woo! A Onda 10 encerra no fim de Julho, por isso prepara essas recomendações. A secretária do coordenador do programa (PC) também tem algumas atualizações e clarificações aos processos, que podem ser encontrados aqui.

Magic Judge Monthly 01.12Documents

Artigos de Juiz e Posts do Blog de Junho de 2017

  1. Conferências de Juízes: Anunciando: Torneio de Qualificação de Juízes  (TQJs)
  2. Battlefield Forge: Um Torneio pouco Convencional (Dreamhack Austin), Diário de GP: Kobe 2017
  3. O Loop do Feedback: Jornada de Descoberta 2: Dez Mil Horas, Aceitando Feedback: O Bom, o Mau, e o Vilão (Parte 3), Fim da Jornada
  4. Knowledge Pool: Escolhi a Correcta?, Contos do Cryptbreaker, Agente do Caos, Está na hora de drenar a _________
  5. Judgecast: #174, #175
  6. Jornada de Descoberta: Entrevista com o novo L2 Herman Janssen
  7. Hour of devastation: Notas de Lançamento
  8. Outros: O Fazendeiro Élfico,  Apenas um Pequeno Blog de Imprensa para Juízes, Um Mundo de Magic, Pergunta a um Juíz de MagicMagic em 5 Minutos

Podes encontrar mais blogs de juízes no Portal de Blogs

Caso gostasses de discutir um artigo, visita o nosso Fórum de Juízes. Não te esqueças de visitar regularmente o nosso Blog de Juízes.

 


Magic Judge Monthly 01.12Community

Feliz Aniversário Junho de 2017!

Parabéns aos nossos juízes de todo o mundo que completaram 5 e 10 anos!  Uma grande salva de palmas para os nossos Juízes em destaque este mês: Kenji Suzuki, Emmanuel Leal, Gareth Tanner, e Shawn Doherty.

Juiz da Semana de Junho de 2017

Preocupações de um Juiz

Uma boa discussão foi lançada por um L2 de Virginia, USA, sobre as preocupações com os PPTQs na sua área, e o decréscimo nas oportunidades para L1s serem treinados e eventos para arbitrarem. Uma discussão muito completa, que vale a pena ler!

Alternativas ao Judge Center para Praticar e a Reestruturação das Reviews

Como todos sabem, o DCI Judge Center está actualmente inactivo durante a sua manutenção. Claro que isto não quer dizer que não podemos continuar a praticar perguntas! Para mais informação sobre como aceder às bases de dados das perguntas e exames de prática, visita aqui e aqui.

Reconhecimentos de Jogadores

Se souberes de jogadores (não juízes) que se tenham sido fora de série ao nível das suas loja, e a ajudar na vossa comunidade, falem com o vosso TO ou dono da loja. Talvez eles lhes ofereçam um símbolo da sua gratidão. Mas tenham cuidado caso queiram dar promos de Juiz, visto que pode ter algumas desvantagens, e já começou uma discussão acesa. De momento (e para o futuro à vista), não existe “Exemplar para jogadores”.


Magic Judge Monthly 01.12Answers

Perguntas colocadas no mês de Junho e uma Resposta [O]ficial, só para ti!

1. Eu tenho um Gonti, Lord of Luxury e eu exilei com ele um Radiant Flames. Tendo apenas pântanos em campo, quanto dano consigo causar com o Radiant Flames?
R: O teu Radiant Flames foi conjurado apenas com mana preta, como tal ele só irá causar 1 ponto de dano a cada criatura.

CR609.4 explica como funcionam as habilidades que dizem que podes fazer algo ‘como se’ alguma condição fosse verdade – para os propósitos que aquele efeito específico expõe tu tratas o jogo como se aquela condição fosse verdadeira, mas para todos os outros propósitos, o jogo é tratado normalmente.

O Gonti, Lord of Luxury diz que ‘tu podes usar mana como se ela fosse de mana de qualquer tipo’ para conjurar o Radiant Flames, por isso a mana está a ser tratada como se fosse mana de qualquer tipo para o propósito de a usar, e como é explicado na 609.4, apenas para o propósito de a usar. Para todos os outros propósitos – tais como o de verificar qual era a cor da mana para determinar quanto dano o Radiant Flames deveria causar – o jogo é tratado normalmente. Como tal, o jogo vê que toda a mana que gastaste era preta, e o Radiant Flames causa apenas 1 de dano a cada criatura.
Aprovado por Callum Milne.


2. Se nós tivermos o nosso Chittering Host e ele estiver encantado com um Flickerform, isto quer dizer que quando as duas criaturas regressam elas deveriam AMBAS estar encantadas pelo Flickerform? Será que o controlador simplesmente escolhe uma delas para receber a aura e a outra não a recebe?
R: Está coberto por esta regra:

303.4d Uma Aura não se pode encantar a si própria. Se de alguma forma isso acontecer, a Aura é colocada no cemitério do seu dono. Uma Aura que também é uma criatura não pode encantar nada. Se isto acontecer de alguma forma a Aura é solta, e depois é colocada no cemitério do seu dono (Essas são ações baseadas-no-estado. Consulte a regra 704.) Uma Aura não pode encantar mais do que um objeto ou jogador. Se uma mágica ou habilidade fizesse uma Aura encantar mais do que um objeto ou jogador, o controlador da Aura escolhe que objeto ou jogador a Aura vai encantar.

O Flickerform vai tentar encantar o Graf Rats e o Midnight Scavengers, por isso tu escolhes uma das duas criaturas para a Aura encantar e ela fica presa a essa criatura. Ela não fica anexada a ambas as criaturas.
Aprovado por Nathan Long.
Chittering Host


3. A Ana faz cast a um Approach of the Second Sun pela primeira vez no jogo mas, quando ele resolve, ela coloca-o no cemitério em vez de o colocar no seu grimório. Depois disso, a Ana parte um Evolving Wilds, procura uma Planície, e apenas quando termina de baralhar o grimório ela percebe o erro que cometeu. Isto é uma GRV + W (e um FTMGS + W para o oponente dela). Mas como se soluciona a situação?
R: Originalmente escrito nas IPG 1.4, Retrocedendo:

Um bom retrocesso resultará em uma situação onde o ganho de informação não faz diferença e a linha de jogo permanece a mesma (com exceção do erro, que foi corrigido).
A existência de uma “fetch land” – i.e., Evolving Wilds – é o exemplo clássico dado quando aconselhamos não fazer backup/retrocessos. Por exemplo, devolver cards ao grimório quando um jogador tem a habilidade de embaralhar o seu grimório não é algo que deve ser feito, exceto em situações extremas.

Ainda: os backups são considerados soluções de último recurso. Apenas utilizados em situações quando deixar o jogo no estado atual é uma opção substancialmente pior; eu não acho que seja substancialmente pior deixar as coisas como estão, alias a existência do Evolving Wilds diz-me que é bastante pior fazer o backup, por isso eu rejeitaria a opção de backup total.

Sobre soluções parciais: Se um objeto está numa zona incorreta, seja devido a uma obrigação de mudança de zona ter sido esquecida ou devido a ter sido colocado numa zona errada durante uma mudança de zona, a identidade do objeto é conhecida por todos os jogadores, e o objeto pode ser movido causando pouca disrupção ao estado de jogo, coloca o objeto na zona correta.
O card teria de se mover da pilha para o grimório; em vez disso, ele moveu-se para a zona errada, o cemitério. A Ana escolheu baralhar o seu grimório, por isso ela já aceitou a probabilidade de que esse card não seja o sétimo card – e após isso ela apercebe-se do seu erro.

Eu deixá-la-ia continuar a embaralhar após adicionar esse card ao grimório.

Aprovado por Scott Marshall.
Approach of the Second Sun


4. O Axe tem 5 contadores de energia e joga um Harnessed Lightning escolhendo como alvo o Thing in the Ice do Nailgun que tem 1 contador. O Nailgun responde jogando um Anticipate. O Axe coloca o Harnessed Lightning no cemitério sem modificar o seu total de energia e sem declarar nada e continua a jogar o seu turno. Pode o Nailgun assumir que o Axe deu 3 de dano ao Awoken Horror (que é a implicação do estado de jogo legal a que se chegou)? Ou ele é obrigado a corrigir a ideia do Axe de que o Harnessed Lightning foi anulado em resolução?

R: Nailgun pode assumir um estado de jogo legal, que resulta da progressão legal de eventos, devido a Axe ter falhado em comunicar. Seria desportivo que Nailgun perguntasse para ter a certeza que Axe não está confuso; não é antidesportivo, mas apenas competitivo, deixá-lo fazer um erro legal.
Aprovado por Scott Marshall.
Harnessed Lightning Thing in the Ice Awoken Horror


5. O jogador A chama-te depois de discutir que ‘comprou’ bastante mal. No decorrer da discussão, o jogador B (o oponente) mencionou que durante os jogos, ele separa o seu grimório de forma a ‘desaglomerá-lo’ para obter compras ‘mais uniformes’ e recomenda ao jogador A, a fazer o mesmo para ele obter também ‘compras mais favoráveis’.
O jogador B fez a implicação que ele sabe que compra favoravelmente bem e atribui-o abertamente ao método de embaralhar. No entanto, o jogador B acredita também que ele randomiza suficientemente o seu grimório ao embaralhar depois de o separar. Ele acredita que a sua técnica de embaralhar afeta as suas compras, mas ao mesmo tempo também acredita que o seu grimório está suficientemente aleatório, apesar das afirmações serem contraditórias.

Perguntas:
1) O que o jogador B está a fazer é ilegal?
2) Como farias para provar/refutar batota neste caso?
3) Esta foi a última ronda do evento, por isso observar o jogador B em rondas futuras não é uma opção. Isso é algo a ter em conta para eventos futuros que ele participe, ou deixas passar a situação?

R: Precisamos investigar as especificações das circunstâncias descritas, para determinar se há randomização suficiente, ou não, após a ação de ‘desaglomerar’ o grimório.

Aprendemos recentemente, que não podemos usar mais que uma vez por jogo, uma técnica de embaralhar por pilhas, tanto para evitar o ‘double nickel mana weave’ e para poupar tempo. Sabemos que o jogador está a manipular o seu grimório para otimizar a ordem antes de o embaralhar; isso não é ilegal. O que realmente não se conhece neste cenário é como este jogador embaralha. Se ele baralhar o suficiente, então o que foi feito anteriormente é irrelevante. Recomenda-se que em eventos/jogos futuros se observe o jogador e investigue se ele embaralha de forma insuficiente.
Aprovado por Scott Marshall.



Magic Judge Monthly 01.12Policy

Atualizações de Aplicações Móveis

A Aplicação Bugko foi atualizada com o documento IPG e as Regras Compreensivas, tendo sido redesenhada com Referências Rápidas agora ligando diretamente à regra relevante nas Regras Compreensivas ou no IPG.

Emparelhamentos Online no Facebook

Na sequência do seu uso em dezenas de PPTQs e FNMs em todo o mundo e implantações bem-sucedidas no GP Santiago, GP Manila e GP Sydney, estamos felizes em partilhar contigo a Aplicação de Emparelhamentos no Facebook.

A aplicação permite aos jogadores o registo com o seu nome e número DCI, ao enviar uma mensagem para uma página de Facebook.

Adiar um convite para um RPTQ

O que acontece se um jogador perguntar sobre adiar o seu convite para o próximo RPTQ? A resposta padrão seria que não pode ser feito, mas podemos aconselhá-los a entrar em contato com a Wizards, apenas para ter a certeza. Mais informação aqui.

Emparelhamentos de Mesas Manuais

No caso de dois regulares de uma loja pedirem para não serem colocados na mesma mesa que o outro, devemos tratar esta situação com cuidado para evitar fraude de torneio.


Magic Judge Monthly 01.12Project

Descobre quais as Conferências de Juízes, Grand Prix e SCG Opens que têm posições disponíveis! Ainda tens tempo para te candidatares ao Grand Prix Liverpool 2017. Consulta as Solicitações para Grand Prix e Pessoas Selecionadas para mais detalhes em torneios individuais.

Projetos públicos estão à procura de ajuda. Se quiseres obter mais da tua experiência como Juiz e de ajudar a comunidade, inscreve-te em algo que te interesse!

Traduzido por Diogo Santos, Nuno Falcão e Cunha, Inês Aguiar Branco e Nuno Ribeiro.