Assédio na Comunidade de Magic e Como Juízes o Atendem

Este artigo surge em decorrência de diversos incidentes de assédio em destaque sendo transmitidos na Comunidade de Magic, e é tanto uma resposta a estes incidentes como uma tentativa de oferecer a juízes um plano de ação para lidar com problemas em suas comunidades. Este assédio vem ocorrendo há um bom tempo, online e pessoalmente, e estamos profundamente angustiados por isso. A comunidade de juízes pode e deve fazer um melhor trabalho ao lidar com e prevenir assédio.

Esta carta é uma afirmação sobre o que a comunidade de juízes acredita com relação a assédio e comportamento tóxico, bem como um chamado à ação para que possamos melhorar pessoalmente e melhorar a comunidade.


Juízes e jogadores podem e devem ser melhores
O programa de juízes rejeita ódio. O programa de juízes rejeita assédio. Muitos juízes são influenciadores positivos em suas lojas e espaços locais. Estes juízes pregam contra o ódio e o assédio e agem como guardiões em suas comunidades locais.

Contudo, a comunidade de juízes como todo nem sempre falou sobre assédio, ódio, misoginia, racismo, transfobia, homofobia, e uma miríade de outros problemas na comunidade geral de Magic. Precisamos ser melhores. Permitir que estas coisas persistam na comunidade que amamos e ajudamos a manter é ceder o controle da comunidade. Isso garante que este controle passe para aqueles que assediam e maltratam os outros.

Um dos grandes lemas para os juízes é: “Todos erram. Muitas pessoas culparão outras coisas pelos seus erros. Nós esperamos que os juízes se tomem iniciativa e assumam responsabilidade sobre seus erros.”

O clima atual é algo sobre o qual podemos assumir responsabilidade. Temos as ferramentas para agir contra assediadores, e precisaremos fazer melhor uso delas.


Juízes e Assédio em Eventos
O documento de Regras de Torneio de Magic (MTR) diz o seguinte sobre assédio:

5.4 Conduta Anti-Desportiva
…Conduta anti-desportiva inclui, mas não está limitado a:

• Se utilizar de comportamento do qual se pode esperar que cause sentimento de ser assediado, maltratado ou perseguido.

Espera-se que oficiais investiguem casos em potencial que sejam trazidas à atenção assim que possível e que tomem ações para desencorajar que tal comportamento se repita. Todos os incidentes de conduta anti-desportiva estão sujeitos a uma revisão posterior pela DCI .

O documento Arbitrando em REL Regular (JAR) diz que as seguintes medidas devem ser tomadas quanto a assédio:

Problemas Sérios
Algumas ações não serão toleradas sob qualquer circunstância. (…) Qualquer jogador agindo de uma das seguintes maneiras deve ser removido de seu evento e, a critério do Organizador, removido do local completamente:
Comportamento agressivo, violento, de assédio ou abusivo (físico ou verbal)

O Guia para Procedimento de Infrações (IPG) diz que as seguintes medidas devem ser tomadas quanto a assédio (em negrito para ênfase):

Conduta Anti-Desportiva – Maior
Match Loss (Perda de Partida)
Definição:
Um jogador age de modo que possa razoavelmente criar um sentimento de estar assediando, ameaçando, maltratando ou perseguindo um ou mais indivíduos.

Juízes e Organizadores de Torneio devem aplicar as regras do MTR em todos os eventos, usar o JAR como guia para eventos de REL Regular, e o IPG para eventos de REL Competitivo.

Estes documentos deixam as nossas expectativas de juízes, jogadores e espectadores bem claras.
Não assedie pessoas. Não permita que outros assediem pessoas Se alguém faz essas coisas, o mínimo que deve acontecer é aquela pessoa ser removida da partida atual e receber uma perda para a mesma. Elas podem ser desqualificadas e podem ser removidas do local ou ter ações futuras (incluindo suspensões) tomadas contra elas.


Juízes e Assédio Fora de Eventos
Fora dos eventos, há duas normas relacionadas para juízes. Temos a norma para reportar (e pregar contra) o assédio, e temos a norma para juízes se eles estiverem participando nesse assédio. O Código de Juízes de Magic diz o seguinte sobre envolvimento na comunidade (em negrito para ênfase):

Um juíz deve criar um ambiente acolhedor.
Juízes têm as mesmas responsabilidades dos outros membros da comunidade de Magic de evitar ações quepossam razoavelmente fazer com que alguém se sinta assediado, ameaçado, maltratado ou perseguido. Eles têm responsabilidade adicional de agir positivamente para criar ambientes onde estes comportamentos não são aceitos e todos os membros da comunidade de Magic podem se sentir bem-vindos. Juízes não podem permitir que outros criem um ambiente ruim através de inação. Juízes não devem expressar pontos de vista que fariam outros membros da comunidade se sentirem inseguros ou indispostos a comparecer a um evento onde aquele juíz trabalhava.

O que isso significa?

Acreditamos que juízes têm um compromisso positivo de denunciar assédio em qualquer forma e proativamente construir uma comunidade melhor. Juízes devem reportar assédio através dos canais apropriados, publicamente agir como exemplo a se seguir, encorajar outros a serem pessoas melhores, e reportar problemas conforme surgirem.

O Código de Juízes de Magic também tem isto a dizer sobre juízes participando em assédio (em negrito para ênfase):

Assédio
Assédio são ações indesejáveis e importunas, sistemáticas e/ou contínuas, de uma pessoa ou grupo, incluindo mas não limitado a ameaças, exigências, intimidação e coerção. Assédio, sexual ou não, é comportamento inaceitável de qualquer juíz. Qualquer alegação de assédio será lidada com cuidado e respeito pela vítima.

O que isso significa?

O Comitê de Condutas de Juízes toma ações justas e apropriadas contra assediadores que são trazidos à sua atenção. Estas ações já incluíram suspensões temporárias de arbitrar e remoção de certificações no passado. Detalhes de ações de conduta não são compartilhados publicamente pelo Comitê de Condutas devido a preocupações de privacidade para ambos o acusado e o acusador.


Juízes e Jogadores Agindo
Nós já explicamos o quão seriamente a comunidade de juízes enxerga essas coisas, como bem detalhado em nossos documentos. Nós gostaríamos de lhes dizer especificamente o que vocês podem fazer para combater o assédio, como juízes e membros da comunidade.

Primeiramente, manifeste-se. Caso presencie assédio, você pode falar com ou sobre o assediador. Não releve. Isso vale em dobro se você for um juíz. Juízes têm um compromisso positivo de pregar contra o assédio na comunidade de Magic.

Em segundo lugar, reporte assediadores às pessoas responsáveis pelo espaço onde o assédio ocorreu. Caso você veja alguém assediando outra pessoa ou grupo, você pode fazer algo simples como usar a função “reportar” em qualquer plataforma que estiver utilizando. Facebook, Twitter, YouTube e Reddit tem políticas razoáveis sobre assédio. Reportar estas coisas ajuda pessoas que supervisionam estes espaços a saber o que está acontecendo. Há tópicos e vídeos demais para que todos todos consigam ver tudo.

Se algo acontecer em um evento competitivo, envolva um juíz. Juízes-Mor de Grand Prix, abertos do CLM, PPTQs, Campeonatos Mundiais, Pro Tours ou qualquer tipo de evento competitivo em que você estiver têm um grande desejo de te ajudar nessas circunstâncias. Eles podem e irão agir contra assediadores, lidando com penalidades e também os removendo do local do evento.

Em eventos locais, se você presenciar qualquer tipo de assédio, fale com o dono da loja ou com um juiz local sobre a situação. Se você se sentir intimidado pelas pessoas envolvidas, contate seu Coordenador Regional, que pode te ajudar a encontrar qual rumo a tomar. Se quiser reportar anonimamente, você pode usar o Formulário de Feedback de Juízes de Magic para relatar diretamente ao Comitê de Conduta de Juízes. Se você se sentir intimidado ou desconfortável em falar com seu Coordenador Regional ou diretamente ao Comitê de Condutas, procure um juiz local em que você confia para ajudá-lo no processo.

Você também pode enviar informações sobre assediadores na comunidade de Magic diretamente à Wizards of the Coast via investigations@wizards.com. Isso é mais apropriado se o assédio acontece fora de espaços onde os organizadores de torneio e juízes têm jurisdição, como em fóruns online, Hangouts locais, ou YouTube. Este e-mail lida com relatos de tanto dentro de eventos como fora deles.

Em terceiro lugar, reporte juízes participando em assédio, através doFormulário de Feedback ou para um Coordenador Regional. O Comitê de Condutas de Juízes monitora os Formulários e tomará medidas cabíveis. O Comitê de Condutas tem o poder de remover a certifição de juízes por violação do Código de Conduta. Se um problema é reportado a um Coordenador Regional, aquele Coordenador Regional pode mandar algo para o Comitê de Condutas ou pode agir diretamente com o juíz problemático para resolver a situação.


Juízes e Nossos Objetivos Futuros
Juízes são apenas uma parte desse problema, e uma parte da solução. Nós nos empenharemos para melhorar, mas também precisamos de ajuda para cessar o assédio. Nem sempre pudemos prevenir assédio. Não poderemos previni-lo sempre no futuro. Não pararemos de tentar previni-lo. Onde não pudermos previnir assédio, faremos nosso melhor para remover assediadores e anular suas vozes. Perfeição não é possível, mas ainda assim tentaremos alcançá-la.

Tradução: Kim Kanegusuke
Revisão: Tomás Paim