Assédio na Comunidade de Magic e Como Respondem os Juízes

p { text-align: justify; }
blockquote { padding-top: 20px; }
blockquote:before { content: “” ; }

Este artigo surge após uma sucessão de diversos incidentes com destaque de assédio, que se estão a repercutir na Comunidade de Magic, e é tanto uma resposta a estes incidentes como uma tentativa de oferecer aos juízes um plano de ação para lidar com problemas em suas comunidades. Este assédio decorre há algum tempo, online e pessoalmente, e estamos profundamente angustiados por isso. A comunidade de juízes pode e deve fazer melhor sobre como lidar com e prevenir o assédio.

Esta carta é uma declaração sobre o que a comunidade de juízes acredita em relação ao assédio e a comportamento tóxico, bem como uma chamada à ação para que possamos melhorar pessoalmente juntamente com a nossa comunidade.


Juízes e jogadores podem e devem ser melhores

O programa de juízes rejeita ódio. O programa de juízes rejeita assédio. Muitos juízes são influenciadores positivos nas suas lojas e espaços locais. Estes juízes manifestam-se contra o ódio e o assédio e atuam como guardiões nas suas comunidades locais.

Contudo, a comunidade de juízes como um todo nem sempre falou sobre assédio, ódio, misoginia, racismo, transfobia, homofobia, e uma miríade de outros problemas na comunidade mais ampla de Magic. Precisamos ser melhores. Permitir que estas coisas persistam na comunidade que amamos e ajudamos a manter é ceder o controlo da comunidade. É deixar que este controlo passe para aqueles que assediam e maltratam os outros.

Um dos nossos grandes lemas é: “Toda a gente erra. Muitas pessoas culpam outras causas pelos seus erros. Nós esperamos que os juízes se destaquem e assumam os seus erros.”

O clima atual é algo do qual nos podemos apropriar. Temos as ferramentas para agir contra os assediadores, e precisamos de fazer um melhor uso delas.


Juízes e Assédio em Eventos
O documento de Regras de Torneio de Magic (MTR) diz o seguinte sobre assédio:

5.4 Conduta Anti-Desportiva
…Conduta anti-desportiva inclui, mas não está limitado a:

• Ter um comportamento do qual se pode esperar que cause sentimento de ser assediado, maltratado ou perseguido.

É esperado que oficiais investiguem potenciais casos que lhes chamem a atenção assim que possível e que tomem ações para desencorajar a repetição de tal comportamento. Todos os incidentes de conduta anti-desportiva estão sujeitos a uma revisão a posteriori pela DCI .

O documento Arbitrando em REL Regular (JAR) document says the following actions should be taken towards harassment:

Problemas Sérios
Algumas ações não serão toleradas sob qualquer circunstância. (…) Qualquer jogador que aja de uma das seguintes maneiras deve ser removido do evento e, a critério do Organizador, removido do local completamente:
Agressivo, violento, assediando ou comportamento abusivo (físico ou verbal)

O Guia para Procedimento de Infrações (IPG) diz que as seguintes medidas devem ser tomadas quanto a assédio (em negrito para ênfase):

Conduta Anti-Desportiva – Maior

Match Loss (Perda de Partida)
Definição:
Um jogador age perante um ou mais indivíduos de forma a que possa criar um sentimento de que se possa discernir como assédio, ameaça, maus tratos ou perseguição.

Juízes e Organizadores de Torneio devem aplicar as regras do MTR em todos os eventos, usar o JAR como guia para eventos de REL Regular, e o IPG para eventos de REL Competitivo.

Estes documentos deixam as expectativas que temos sobre juízes, jogadores e espectadores bem clara.
Não assedie pessoas. Não permita que outros assediem pessoas. Se alguém fizer estas coisas, o mínimo que deve acontecer é aquela pessoa ser removida da partida atual de Magic e receber uma perda para a mesma. Elas podem ser desqualificadas e mesmo ser removidas do local ou ter decisões futuras (incluindo suspensões) tomadas contra elas.


Juízes e Assédio fora dos Eventos
Fora dos eventos, existem duas normas relacionadas para juízes. Temos a norma para reportar (e manifestar-se contra) o assédio, e temos a norma para juízes se eles estiverem participando nesse assédio. O Código de Juízes de Magic diz o seguinte sobre envolvimento na comunidade (em negrito para ênfase):

Um juiz deve criar um ambiente acolhedor.
Os juízes têm as mesmas responsabilidades dos outros membros da comunidade de Magic de evitar ações que possam razoavelmente fazer com que alguém se sinta assediado, ameaçado, maltratado ou perseguido. Eles têm a responsabilidade adicional de agir positivamente para criar ambientes onde estes comportamentos não são aceites e todos os membros da comunidade de Magic podem se sentir bem-vindos. Os juízes não podem permitir que outros criem um ambiente tóxico pela sua inação. Os juízes não devem expressar pontos de vista que façam com que outros membros da comunidade se sintam inseguros ou indisponíveis a comparecer num evento onde aquele juiz fará parte do staff.

O que é que isto significa?

Acreditamos que os juízes têm um compromisso afirmativo de denunciar assédio sob qualquer forma e proativamente construir uma comunidade melhor. Os juízes devem reportar assédio através dos canais apropriados, publicamente agir como um exemplo a se seguir, encorajar outros a serem pessoas melhores, e reportar problemas conforme vão surgindo.

O Código de Juízes de Magic também tem isto a dizer sobre juízes que participem em assédio (em negrito para ênfase):

Assédio
Assédio é o acto de ações indesejáveis e importunas, sistemáticas e/ou contínuas, de uma pessoa ou grupo, incluindo mas não limitado a ameaças, exigências, intimidação e coerção. Assédio, sexual ou não, é um comportamento inaceitável de qualquer juiz. Qualquer alegação de assédio será lidado com cuidado e respeito pela vítima.

O que é que isto significa?

O Comitê de Condutas de Juízes toma decisões justas e apropriadas contra assediadores que são trazidos à sua atenção. Estas decisões já incluíram suspensões temporárias de arbitrar e descertificações no passado. Detalhes de ações de conduta não são compartilhados publicamente pelo Comitê de Condutas devido a preocupações de privacidade tanto para o acusado, como para o acusador.


Juízes e Jogadores em Acção
Nós já explicamos a forma séria como a comunidade de juízes vê estas situações, assim como está bem detalhado nos nossos documentos. Nós gostaríamos de lhes dar ferramentas específicas sobre o que podem fazer para combater o assédio, como juízes e membros da comunidade.

Primeiro, manifeste-se. Caso presencies assédio, podes falar com ou sobre o assediador. Não deixar passar. Isto vale em dobro se fores um juíz. Os juízes têm um compromisso de serem positivamente intransigentes contra o assédio na comunidade de Magic.

Em segundo, reporte os assediadores às pessoas responsáveis pelo espaço onde o assédio ocorreu. Caso vejas alguém ser assediado por outra pessoa ou grupo, podes fazer algo simples como usar a função “reportar” em qualquer plataforma que estiveres a utilizar. Facebook, Twitter, YouTube e Reddit tem políticas sensatas sobre assédio. Reportar estas situações ajuda pessoas que supervisionam estes espaços a saber o que está a acontecer. Existem demasiados tópicos e vídeos para que a informação possa ser vista por todos.

Se algo acontecer num evento competitivo, envolva um juiz. Juízes-Mor de Grand Prix, Opens da SCG, PPTQs, eventos MKM, Campeonatos Mundiais, Pro Tours ou qualquer tipo de evento competitivo em que estiveres, têm um grande desejo de te ajudar nessas circunstâncias. Eles podem e irão agir contra assediadores, tanto com a atribuição de penalidades, como também os removendo do local do evento.

Em eventos locais, se testemunhares qualquer tipo de assédio, fala com o dono da loja ou com um juiz local sobre a situação. Se te sentires intimidado pelas pessoas envolvidas, contacta o teu Coordenador Regional, que pode te ajudar a encontrar o rumo certo a tomar. Se quiseres reportar anonimamente, podes usar o Formulário de Feedback de Juízes de Magic para relatar diretamente ao Comitê de Conduta de Juízes. Se ainda assim te sentires intimidado ou desconfortável em falar com o Coordenador Regional ou diretamente ao Comitê de Condutas, procura um juiz local em que confies para te ajudar com este processo.

Podes também enviar informações sobre assediadores na comunidade de Magic diretamente à Wizards of the Coast via
investigations@wizards.com. Isso é mais apropriado se o assédio acontecer fora de espaços onde os organizadores de torneio e os juízes têm jurisdição, como em fóruns online, locais de ajuntamento, ou YouTube. Este e-mail lida com relatos de tanto dentro de eventos como fora deles.

Em terceiro, reporta juízes que participem em assédio, através do Formulário de Feedback ou para um Coordenador Regional. O Comitê de Condutas de Juízes monitoriza os Formulários e tomará as medidas apropriadas. O Comitê de Condutas tem o poder de descertificar juízes por violação do nosso Código de Conduta. Se um problema for reportado a um Coordenador Regional, aquele Coordenador Regional pode enviar algo para o Comitê de Condutas ou pode agir diretamente com o juíz problemático para resolver a situação.


Juízes e os nossos Objetivos Futuros
Os juízes são apenas uma parte deste problema, e uma parte da solução. Nós vamo-nos dedicar a melhorar, mas também precisamos de ajuda para acabar com o assédio. Nem sempre conseguimos prevenir o assédio. Não poderemos preveni-lo sempre no futuro. Não iremos parar de tentar preveni-lo. Onde não conseguirmos prevenir o assédio, faremos nosso melhor para remover os assediadores e anular as suas vozes. A perfeição não é possível, mas ainda assim tentaremos alcançá-la.

Tradução: Gonçalo Rodrigues
Revisão: José Moreira